PALESTRA_ARGENTINA 1

Especialista em plantas da América do Sul ministra palestra na UFG

En 10/05/16 12:46 .

Alunos e professores participaram de atividade com pesquisadora argentina

 

Texto: Renato Rodrigues

Fotos: Ana Fortunato

O Instituto de Ciências Biológica da UFG (ICB)  promoveu nesta terça-feira (10/5) a palestra “La família Sapindaceae en Sudamérica: un enfoque biosistemático”, com a professora María Silvia Ferrucci, pesquisadora da Universidad Nacional del Litoral, localizada na cidade de Corrientes, na Argentina. A palestrante María Silvia Ferrucci é especialista na área de Morfologia de Plantas Vasculares e tem ampla experiência na área. Além de participar de diversos eventos e pesquisas em Botânica, a pesquisadora também estudou coleções de grande parte dos herbários de vários países da América Latina.

Vera Lúcia Gomes Klein, professora do Departamento de Botânica do ICB e editora-chefe da Revista de Biologia Neotropical, destacou a importância de promover a vinda de pesquisadores estrangeiros para trocar experiências nas áreas de pesquisa e docência. Ela ressaltou ainda que a professora convidada é especialista em um grupo de plantas cuja maioria dos exemplares são encontrados no Brasil e em Goiás.

PALESTRA_ARGENTINA 2

Alunos de graduação e pós-graduação conheceram resultados de pesquisas com plantas vasculares realizadas na Argentina 

Além de ministrar a palestra, María Silvia Ferrucci participou de uma atividade prática de identificação de plantas do acervo do herbário da UFG e de uma expedição de três dias na Reserva Biológica Professor José Ângelo Rizzo, localizada na Serra Dourada, na cidade de Mossâmedes. “Em um único dia de visitas na Serra Dourada conseguimos detectar e mostrar sete diferentes espécies de plantas da família que a pesquisadora estuda”, comentou Vera Lúcia Klein. A professora do ICB afirmou ainda que a participação da dos alunos da graduação e pós-graduação em uma palestra internacional colabora para enfatizar a importância da investigação científica e proporciona o conhecimento de experiências e pesquisas que são desenvolvidas em países da América Latina.

María Silvia Ferrucci avaliou como muito valiosa a sua vinda ao Brasil e disse que é fundamental que pesquisadores participem de programas que permitem o intercâmbio de docentes e a troca de conhecimentos entre professores e estudantes. “É uma boa oportunidade de mostrar também as pesquisas que estão sendo feitas em nosso país”, pontuou.

PALESTRA_ARGENTINA 3

Pesquisadora María Silvia Ferrucci descatou a importância dos programas que promovem o intercâmbio entre países 

Fuente: Ascom UFG

Categorías: Última hora