Pitch Day

UFG sedia primeiro Pitch Day

On 05/07/16 13:48 .

Evento foi promovido pelo Programa de Promoção da Economia Criativa e reuniu oito startups

 

Texto: Lucas Botelho

Fotos: Adriana Silva

O Programa de Incubadora de Empresas na UFG (Proine/UFG) sediou na sexta-feira (6/5) o primeiro Pitch Day das incubadoras que participam do Programa de Promoção da Economia Criativa, numa iniciativa da Samsung em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O evento teve como propósito exibir as melhorias que foram desenvolvidas desde a apresentação dos projetos em outubro do ano passado.

Segundo Emília Rosângela, gerente do Proíne, o Pitch Day é uma validação. “Durante esses meses eles elaboraram, fizeram melhorias, e tivemos então o primeiro Pitch Day. Vão acontecer mais três pitchs. No segundo, eles tem que apresentar melhorias no projeto que vimos hoje. Então serve pra mensurar a evolução e o amadurecimento das empresas”, explicou. 

Pitch Day

André Ramos, de Goiânia, apresenta para a mesa e os vídeo-conferencistas o pitch da Oobj

Para Antonio Marcon, representante da Samsung, o evento é um passo importante no processo de incubação das empresas, exatamente porque ele consolida a primeira etapa de compreensão e revisão das plataformas do produto e dos modelos de negócio dessas empresas participantes. “Essas startups puderam rever os seus conceitos de negócios a partir através da interação com agentes de transformação”.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, esteve na abertura do evento e conheceu as instalações do  Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás (LabTime), local ode o Pitch Day foi realizado. “Essa é uma área em que nós temos investido bastante nos últimos anos, acreditamos que é papel da Universidade se inserir junto com as empresas no mercado e procurar essa interação e cooperação com o setor produtivo”, afirmou.

 Pitch Day

Reitor Orlando Amaral e Antonio Marcon, representante da Samsung, visitam os estúdios de alta tecnologia do LabTime

Além do Proíne, outras três incubadoras brasileiras foram selecionadas para participar do projeto: o Cietec/USP, a Raiar/PUC-RS e a ITCG/PB. As empresas de quatro regiões diferentes do país apresentaram a evolução dos seus trabalhos por meio de videoconferência. Os projetos incubados pelo Proine são a Reminds, de São Paulo, e a Oobj, de Goiânia.

O segundo pitch irá ocorrer ainda esse mês, no dia 31 de maio. “A gente pretente que esses projetos sejam ajustados para a próxima fase do programa, e concluídos até o final desse semestre”, afirma Marcon. O representante da Samsung anunciou, no final do evento, que a empresa sul-coreana premiará a startup vencedora com um estágio na Coréia do Sul por um período de 30 dias, ao final do processo de incubação, “como parte de um esforço de internacionalização da empresa”.

 Pitch Day

Vídeo-conferência foi realizada para a apresentação dos pitchs de incubadoras de diferentes regiões brasileiras

Source: Ascom UFG

Categories: Última hora