Carolina Horta 03

Pesquisadora da UFG integra sessão na Reunião Magna da ABC

In 03/05/16 17:53 .

Com trajetória premiada, Carolina Horta participa de Conferência TED sobre a ação das mulheres no campo científico

Texto: Roseneide Ramalho

A pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Carolina Horta, participa na próxima quinta-feira (5/5) de uma sessão da programação da Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Museu do Amanhã, localizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Além de ser vencedora do Prêmio L'Oréal-Unesco-ABC para Mulheres na Ciência, a goiana é destaque por ser a única brasileira entre jovens cientistas premiadas na categoria internacional para talentos em ascensão e foi convidada a falar sobre sua trajetória e objeto de pesquisa.

A participação da professora ocorre após o lançamento da revista “Jovens mulheres cientistas: um futuro brilhante para as Américas”, editada pelo programa Mulheres para a Ciência da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas), que visa estimular a participação de mulheres na Ciência. Além da pesquisadora da UFG, integra a conferência a professora da UFRJ, Solange Binotto, que representou o Brasil na publicação. A coordenação da sessão será feita pela professora da UFRGS, Márcia Barbosa, ganhadora do prêmio internacional L'Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência em 2013.

Com duração de dez minutos, a sessão ocorre no modelo de conferência TED, caracterizada pelo objetivo de disseminar ideias por meio de compartilhamento gratuito de conteúdo, para todo o mundo, em diversos formatos de veiculação. Carolina Horta adiantou o que vai contar durante sua participação. “Vou falar um pouco sobre os obstáculos dessa carreira; sobre como conciliar a vida pessoal e a vida profissional e sobre como eu consegui montar e criar um grupo de pesquisa forte e em uma universidade que está em plena expansão no Centro-Oeste que é a UFG”, destacou. O evento da ABC teve início nesta terça-feira (3/5) e ocorre em comemoração ao centenário da instituição.

Membro Afiliado

A professora Carolina Horta foi eleita como membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o período 2016-2020. A eleição anual feita pela ABC reconhece o talento de jovens pesquisadores de todas as regiões do país, com destaque nos cenários nacional e internacional. Sua contribuição para a Ciência concentra-se nas áreas de Química Medicinal e Planejamento de Fármacos, principalmente na busca por novos fármacos para doenças tropicais negligenciadas, como esquistossomose, doença de Chagas, leishmaniose, malária e tuberculose.

Fonte: Ascom UFG

Categorie: Última hora Academia Brasileira de Ciências