
Edward Madureira ministra Aula Magna 2016
Ex-reitor falou sobre cenário político, desafios para universidades brasileiras e atuação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Carlos Siqueira
Na manhã desta terça-feira (19/04), professores, pró-reitores, diretores de órgãos e unidades e comunidade acadêmica participaram da Aula Magna de 2016, parte da Programação de Boas-vindas 2016, ministrada pelo ex-reitor da UFG e Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Edward Madureira Brasil. Com o tema "Desafios para as Universidades Brasileiras", a palestra abordou o cenário político e econômico do Brasil e a atuação da Secretaria, da qual o professor é o atual titular.
Reitor da UFG, Orlando Amaral, deu boas-vindas ao convidado que, segundo ele, marcou e continua marcando presença na UFG com muitas ações, destacando a expansão experimentada pela Universidade no reitorado de Edward Madureira. “Foram os anos áureos da história da UFG e agora os desafios são maiores e permanentes”, afirmou. O Reitor da UFG demonstrou preocupação com o cenário político e econômico do país que, segundo ele, traz muitas incertezas sobre o que virá para a sociedade e para as universidades federais.
Edward Madureira também iniciou sua fala comentando sobre o cenário político do país. Para ele, uma profunda reforma política com mudanças no sistema eleitoral é necessária. “Enquanto a gente não acabar com essa influência do poder econômico, a corrupção não vai acabar”, afirmou. O professor afirmou que o Brasil vive uma crise que não só política, mas ética e moral e lamentou que isso não esteja sendo bem entendido por toda a sociedade.
Reitor e ex-reitor da UFG participaram da Aula Magna 2016
Universidades
O Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social falou sobre a expansão das universidades públicas e explicou que ela ainda é insuficiente para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação. Segundo Edward Madureira, serão necessários novos ciclos de expansão e as perspectivas passam pela criação de câmpus temáticos e universidades multi câmpus.
O ex-reitor da UFG também destacou que as instituições federais de ensino têm a missão de promover o empreendedorismo e a inclusão social, formando profissionais conscientes e críticos, além de conceber e executar políticas públicas para corrigir assimetrias. “Temos nas mãos instrumentos muito poderosos de transformação”, afirmou. Para o professor, as políticas públicas poderiam e deveriam ter mais a participação das universidades. “Vivemos um país com muitas deficiências e temos que fazer de tudo um pouco para contribuir”, concluiu.
Edward Madureira falou sobre principais desafios e perspectivas para as universidades brasileiras
Secretária de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social
Edward Madureira aproveitou a oportunidade para relatar algumas das ações executadas na secretaria da qual é titular, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que utiliza a tecnologia para promover inclusão social. “Temos por objetivo mudar a cara da popularização da ciência no país. Começar pelas crianças é uma das formas de fazer isso”, explicou. O professor ressaltou a importância da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, em 2015, foi realizada em mais de mil municípios brasileiros. Em 2016, em sua 13ª edição, o evento terá como tema “Ciência alimentando o Brasil”, e deve ser realizado entre os dias 17 e 23 de outubro.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Aula Magna