Professores da UFG participam do Programa FAIMER Brasil
Iniciativa busca construir comunidades de prática de educadores em Ciências da Saúde
Professores da UFG das faculdades de Enfermagem (FEN), Farmácia (FF), Nutrição (Fanut), Odontologia (FO) e do Instituto de Ciências da Saúde, da Regional Jataí participaram do encontro presencial do curso do Programa FAIMER Brasil entre os dias 13 de fevereiro e 5 de março, em Beberibe (CE) realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
O curso faz parte do Programa FAIMER Brasil, do O Instituto Regional FAIMER Brasil, um programa da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER®), com apoio e financiamento da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde (MS). Com o objetivo de construir comunidades de prática de educadores em Ciências da Saúde, o programa está em consonância com a missão da FAIMER de melhorar a saúde global por meio da melhoria da educação.
Realizado pela UFC, o curso tem duração de dois anos, com duas sessões à distância e duas sessões presenciais, realizadas de forma intensiva e imersiva por cerca de 10 dias. Os temas trabalhados em atividades interativas incluem: avaliação de estudantes, boas práticas docentes, avaliação de programa, educação à distância, gerenciamento de mudanças, planejamento de projetos, gerenciamento de conflitos, pesquisa educacional, mérito acadêmico, pesquisa quantitativa e qualitativa.
Já as sessões à distância focam no processo de tutoria (mentoring) dos participantes, na construção de redes e no intercâmbio de ideias, além do aprofundamento de temas específicos em ações de trabalho em grupo. Essas sessões ocorrem por meio da participação em atividades planejadas e executadas pela internet. No período das sessões a distância, o participante também executa um projeto de inovação educacional na sua instituição de origem. Um resumo do seu projeto e os resultados alcançados devem ser apresentados durante a segunda sessão presencial. Programa FAIMER
Brasil selecionou sua primeira turma em 2007.Até o momento, 300 professores de mais de 45 instituições em 3 países participaram deste programa. Durante os dois anos de curso, os participantes interagem entre si e com aqueles que já concluíram o programa, já que todos são encorajados a continuar a participação na Comunidade FAIMER após o término do seu programa.
Para a professora Bárbara Souza Rocha (FEN), "o FAIMER está sendo uma experiência incrível pela possibilidade da criação de uma rede de contatos com professores da outras instituições de ensino do Brasil e do mundo, o que tem como resultado a ampliação do conhecimento sobre novas metodologias de ensino-aprendizagem, liderança e gestão e avaliação na formação em saúde", afirma.

Professores Bárbara Souza Rocha, Flávio Marques Lopes, Ida Helena Carvalho Francescantonio Menezes, Maria Goretti Queiroz , Verônica Clemente Ferreira na sessão presencial do Programa Faimer Brasil, que conta ainda com a professora Edlaine Faria de Moura Villela como participante do curso e com a professora Edna Regina Silva Pereira, da Faculdade de Medicina, como facilitadora do Programa
Categorias: faimer ciências da saúde
