Dinter

UEG e UFG assinam acordo de cooperação para doutorado

In 27/01/16 15:35 .

Graças ao Dinter, 15 professores da UEG estão fazendo doutorado Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Adriana Silva

Os reitores da UFG, Orlando Amaral e da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer assinaram, nesta quarta-feira (27/01), um acordo de cooperação para abertura do curso de doutorado interinstitucional (Dinter) do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (FE) da UFG. Ao todo, 15 professores da UEG estão cursando doutorado na UFG, graças ao acordo.

assinatura acordo UEG

Reitores destacaram parcerias entre as duas universidade públicas goianas

Segundo o coordenador do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação (FE) da UFG, professor Wanderson Ferreira Alves, a assinatura formaliza o processo iniciado em 2014, em resposta a um edital da Capes, e é algo a se celebrar dos pontos de vista acadêmico e institucional. “A UEG tinha uma demanda e a UFG encontrou seu papel de ofertar essa pós-graduação, contribuindo com o desenvolvimento regional”, afirmou Wanderson Ferreira, que também destacou a tradição do Programa da FE em ofertar cursos Dinter.

Coordenadora Institucional do Dinter na UEG, professora Mirza Seabra Toschi falou da alegria em formalizar esse acordo entre as duas instituições que, segundo ela, é fruto de muito trabalho. “Quando a gente realiza nossos sonhos, cria novos sonhos e passa a ser cada vez mais exigente. Essa mesa hoje significa uma vitória da educação”, celebrou.

Reitor da UEG, Haroldo Reimer, agradeceu a UFG por acolher o projeto da UEG que, segundo ele, vincula duas instituições públicas de Goiás com maturação temporal distinta. “Os 15 novos doutores que se formarão na UFG se somarão a um conjunto já significativo de doutores na nossa instituição, possibilitando desenvolvimento acadêmico mais acelerado”, pontuou Reimer, destacando que, em 2015, a UEG aprovou seu primeiro doutorado e já está estudando novas propostas.

Orlando Amaral lembrou que a UFG também usufruiu de parcerias semelhantes com outras instituições no passado para qualificar seus professores. “Estou feliz que hoje tenhamos condições de fazer isso e tenho certeza de que os frutos dessa qualificação virão, fortalecendo, consolidando e expandindo a UEG”, afirmou.

Para o reitor da UFG o acordo faz parte de uma série de parcerias entre as duas instituições, lembrando que a UEG cedeu parte do seu prédio para que as atividades do Câmpus Aparecida de Goiânia começassem mesmo antes da construção de um Câmpus da UFG no município, o que, segundo Orlando Amaral, já beneficia mais de uma centena de estudantes. “Esse espírito de colaboração tem prevalecido em nossas ações e é com ele que havemos de continuar para o crescimento da educação pública no nosso estado”, afirmou.

assinatura acordo UEG

Doutorandos do Dinter participaram da cerimônia de assinatura do acordo

Fonte: Ascom UFG

Categorie: Parceria Dinter Última hora ueg