
Curso de Direito da Regional Goiás recebe selo de qualidade da OAB
Cerimônia de entrega contou com a presença do reitor, do presidente da OAB seção Goiás e de autoridades da Universidade e do município
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Weberson Dias
Foi realizada nesta segunda-feira (25/01), na UFG Regional Goiás, a cerimônia de entrega do selo de qualidade “OAB Recomenda” para o curso de Direito da Regional. A entrega oficial aos 139 cursos e faculdades de Direito agraciados pelo selo, aconteceu em Brasília, no último dia 13. Em Goiás, apenas os cursos de Direito da UFG – Regional Goiânia e Regional Goiás – foram reconhecidos.
Durante a cerimônia, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção Goiás, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, entregou o selo ao reitor da UFG, Orlando Amaral. Após o recebimento, o reitor repassou o selo à diretora da Regional Goiás, Maria Meire de Carvalho.
Reitor da UFG, Orlando Amaral destacou a alegria com o reconhecimento do curso. “Em um período de tantas dificuldades, conquistas como essa nos dão ânimo, nos revigoram, nos fortalecem e nos fazem acreditar no nosso trabalho, de construção de uma universidade forte”, afirmou, parabenizando à Regional. O reitor lembrou o crescimento da Regional Goiás e sua vocação para a inclusão, com a criação do curso pioneiro de Direito para beneficiários da reforma agrária e agricultores familiares que, segundo ele, permitiu que um conjunto de estudantes que nem sonhavam em entrar em uma universidade ingressassem na UFG.
Segundo Orlando Amaral, apesar das dificuldades, a Regional tem crescido muito e deve continuar nesse ritmo. O reitor garantiu que a obra da Biblioteca da UFG na cidade será concluída em breve e que, em seguida, a despeito de todas as dificuldades, será iniciada a obra de construção do Restaurante Universitário na Regional. “É com esse espírito que gostaria que encarássemos 2016 e continuássemos nesse processo de consolidação e crescimento não só na Regional Goiás, como em toda a UFG”, concluiu.
Reitor da UFG falou sobre o crescimento da Regional e parabenizou o curso pela conquista
Marco para o curso
De acordo com chefe da unidade acadêmica especial de Ciências Sociais Aplicadas, Vitor Sousa, a cerimônia teve um simbolismo muito forte para o curso. Vitor Sousa lembrou as dificuldades desde a criação do curso na Regional, que correu o risco de fechar, e destacou a importância da articulação com movimentos sociais para a consolidação do Direito na Regional Goiás. “Esse selo é mais um resultado de muita luta para levar a educação superior de qualidade também para o interior do país”, afirmou.
Para a diretora da Regional, a cerimônia foi muito representativa, especialmente para os estudantes. Maria Meire de Carvalho lembrou que a história do curso de Direito na Cidade Goiás, um dos primeiros do país, se confunde com a história do próprio município. “Essa é uma conquista das pessoas que acreditam nessa Regional”, celebrou.
Prefeita da cidade, Selma de Oliveira Bastos Pires, também destacou a data como um marco. “Esse selo aumenta ainda mais a responsabilidade de todos os envolvidos para que esse curso cumpra o papel de liderar a consolidação do ensino superior em nossa cidade”, pontuou, reafirmando a importância das parcerias entre a UFG e o município. Selma Pires fez questão de ressaltar, ainda, o pioneirismo do curso para beneficiários da reforma agrária e agricultores familiares que, segundo ela, é uma resposta firme aos críticos das políticas afirmativas e das cotas.
Cerimônia simbólica marcou entrega do selo de qualidade da OAB na Regional Goiás
Presidente da OAB seção Goiás, Lúcio Paiva, ressaltou a força que a educação tem como instrumento de mudança e parabenizou a Regional Goiás pelo mérito de estar entre o grupo seleto que recebeu o selo. “Não poderia deixar de estar aqui prestigiando a cidade, a UFG e o curso. Espero que esse selo se repita a cada edição”, desejou. O presidente destacou a vontade da entidade de realizar na Regional Goiás um grande evento de Direito do estado, trazendo importantes nomes para debater. Recém-empossado na OAB, Lúcio Paiva falou ainda das principais bandeiras da Ordem e destacou que os cursos de Direito têm dever importante para com a cidadania no país.
Aluno do 5º período de Direito, Artur Henrique Azevedo, foi convidado a compor a mesa e falou em nome dos estudantes. Em carta aberta ao presidente da OAB, lida por ele, os estudantes parabenizaram a entidade pela iniciativa do selo que, para eles, fomenta a melhora da qualidade nos cursos de graduação, e solicitaram que Lúcio Paiva avalie sugestões para a sua gestão. “Leve à OAB ideias de nós que seremos os advogados do futuro”, pediu.
O selo “OAB Recomenda” é entregue a cada três anos e leva em conta a aprovação de alunos no Exame de Ordem e o seu desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Última hora Regional Goiás Direito