Reunião no MEC

Ministro da Educação reafirma a criação de duas novas universidades federais em Goiás

在 21/01/16 21:50 上。

Projetos de criação das universidades está em fase final de análise no MEC

Em reunião realizada hoje (21/01), em Brasília, o Ministro da Educação (MEC), Aloísio Mercadante, reafirmou ao reitor da UFG, Orlando Amaral, e ao secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Edward Madureira, a decisão do MEC e da Presidência da República de encaminhar ao Congresso Nacional os projetos de lei criando duas novas universidades no Estado de Goiás: a Universidade Federal de Catalão e a Universidade Federal de Jataí.

O ministro recebeu também o governador de Goiás, Marconi Perillo, nesta quarta-feira, (20/01), para discutir a implantação. Segundo Mercadante, o Ministério da Educação já estudava o assunto há algum tempo e viu que era possível desmembrar a UFG e criar as duas novas instituições de ensino superior. "No entanto, isso ainda depende de uma decisão do Congresso Nacional. O MEC teria de encaminhar o projeto de lei e ainda temos um ajuste a fazer", explica o ministro.

As minutas de projetos, nos quais constam o quantitativo de funções gratificadas e de cargos de servidores técnico-administrativos, estão em fase final de análise no MEC e, posteriormente, serão encaminhadas ao Ministério do Planejamento e à Casa Civil. A expectativa é de que os projetos sejam encaminhados ao Congresso e analisados até o final de 2016.

Sobre a importância de mais duas universidades federais em Goiás, o ministro ressaltou que: “Quanto mais próximo você está do local, melhor é para cuidar da universidade. E para o ganho na ciência, na tecnologia, na formação profissional, na pesquisa, o desenvolvimento regional. Porque isso traz impulso na parceria com as empresas, na atração de investimentos, na formação de recursos humanos. Então acho que é um projeto que vai ajudar muito no desenvolvimento do estado de Goiás”. O Ministro considera fundamental o envolvimento de todas forças políticas, especialmente dos parlamentares do Estado de Goiás, para que a tramitação e aprovação dos projetos aconteça da forma mais ágil possível no Congresso Nacional. Aloísio Mercadante colocou-se à disposição da UFG para dialogar com representantes da bancada de parlamentares de Goiás e auxiliar no que for necessário para a efetivação da criação destas duas universidades.

UFG

O reitor da UFG, Orlando Amaral, esteve ainda com o secretário de Educação Superior (SESU), Jesualdo Farias, e com a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES),  Dulce Tristão. Entre os assuntos tratados em reunião estão: a elaboração dos projetos das novas universidades em Goiás, os recursos complementares para os novos Câmpus nos municípios de Aparecida de Goiânia e Cidade Ocidental, as perspectivas para a execução orçamentária da UFG em 2016 e emendas parlamentares.

reunião SESU MEC

Reuniram-se na sede da Sesu a diretora da Difes, Dulce Tristão, o secretário, Jesualdo Farias, o reitor Orlando Amaral e o assessor da gabinete da reitoria da UFG, Tasso Leite

类别: Última hora MEC