Iniciação Científica
A Iniciação Científica tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, contribuindo para a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores e propiciando à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação. Entre seus objetivos estão ainda:
- Estimular a articulação entre a graduação e pós-graduação.
- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
- Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artística-cultural.
- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Nos anos de 2015/2016 o Programa de Iniciação Ciência contou com a participação de 949 estudantes, entre bolsistas e voluntários.
Os editais para seleção Pibic são geralmente lançados anualmente no mês de dezembro.
Atualmente, a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação mantém os seguintes programas de iniciação científica:
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF)
É um programa que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades.
Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. O objetivo específico é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de iniciação científica para os alunos do ensino superior, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa no processo seletivo de ingresso.
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM)
É destinado aos estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas.
Tem a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos; de despertar vocação científica e de incentivar talentos potenciais, mediante sua participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas ou institutos tecnológicos.
Clique aqui e veja como participar.
Telefone para contato: 62 3521-1313.