Xadrez

Faculdade de Direito sedia evento de xadrez

En 04/12/15 15:48 .

Participantes jogaram com o convidado Leandro Perdomo ao mesmo tempo na I Simultânea Internacional de Xadrez

Texto: Anna Carolina Mendes

Fotos: Adriana Silva

O mestre internacional Leandro Perdomo participou, nesta quinta-feira (3/12), na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, da I Simultânea Internacional de Xadrez da UFG. Dezesseis participantes jogaram partidas com Perdomo e uma das regras era que os participantes só podiam mover suas peças quando o convidado estivesse observando. O evento contou com o apoio da Federação de Xadrez do Estado de Goiás.

De acordo com Leandro Perdomo, o xadrez carece de divulgação na mídia e isto faz com que a importância pedagógica do esporte seja deixada de lado. “Mesmo que o xadrez seja muito praticado no mundo todo, ele não aparece tanto na mídia como outros esportes”, afirmou. Para ele, o xadrez atua como ferramenta pedagógica, principalmente na educação de crianças, desenvolvendo habilidades como a concentração. A I Simultânea Internacional de Xadrez foi realizada por estudantes da disciplina de Introdução ao Xadrez, ministrada na Faculdade de Direito da UFG pelo diretor da unidade, professor Pedro Sérgio dos Santos. "Nós temos um número significativo de alunos fazendo a disciplina", informou Pedro Sérgio.

 I Simultânea de Xadrez

Para Leandro Perdomo, a importância pedagógica do xadrez ainda não tem a divulgação midiática necessária

Federação

A Federação de Xadrez do Estado de Goiás foi criada em 1981 para promover e divulgar o xadrez no Estado por meio da organização de campeonatos. “Estamos preocupados com o fomento da atividade. Incentivamos o xadrez da escola até a universidade”, denotou Renato Genovesi, vice-presidente da Federação. Genovesi acredita que o xadrez é um agente facilitador no meio educacional, aumentando a capacidade de raciocínio e de aprendizagem.

A estudante de Nutrição na UFG, Sulanne Oliveira, joga xadrez desde a adolescência e quis testar suas habilidades na Simultânea. “Eu não tenho com quem praticar o xadrez, espero que hajam outros torneios”, alegou a estudante. Para ela, eventos de xadrez como este ajudam a estabelecer contatos com pessoas que também se interessam pelo jogo.

Simultânea Xadrez

A disciplina de Introdução ao Xadrez é ministrada pelo diretor da Faculdade de Direito, professor Pedro Sérgio dos Santos

Fuente: Ascom/UFG

Categorías: Última hora xadrez Faculdade de Direito