
Servidora da Faculdade de Odontologia lança livro
Trabalho aborda maneira de encarar a aposentadoria com saúde
Texto: Italo Wolff
Fotos: Adriana Silva
A servidora técnico-administrativa em assuntos educacionais da Faculdade de Odontologia (FO/UFG), Maria Ferreira de Souza Vieira, lançou na noite desta sexta-feira (03/11) seu livro Aposentadoria: Prováveis Motivos para o Adiamento. No livro foram analisados servidores da UFG que continuam ativos embora já possuam tempo de serviço suficiente para se aposentar. A escritora analisou esta condição e as perspectivas de vida dessas pessoas. O lançamento da obra foi no auditório da (FO) e reuniu professores, colegas , familiares, diretores de departamento e o Reitor da UFG.
Aposentadoria: prováveis motivos para o adiamento é o resultado da dissertação de mestrado de Maria Vieira concluído em 2012 pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais. Segundo ela, por representar uma grande mudança na rotina, que acarreta perda de vínculos sociais para o indivíduo, é comum surgir durante a aposentadoria o ostracismo, angústia e a depressão que refletem no físico do indivíduo. Para evitar estes fatores, “é necessário um projeto de vida com uma visão de futuro relacionada com algo que faça sentido”, afirma a autora. “Um projeto que envolva escolhas elaborado para a satisfação pessoal. Cuidar dos filhos, ver os netos crescer, viajar com o cônjuge, se dedicar à projetos para os quais não havia tempo”, exemplificou.
A autora deu autógrafos e falou sobre a possibilidade de dedicar a terceira idade à projetos pessoais
Célio Umberto de Araújo, professor da FO convidado a apresentar o livro, afirmou que enquanto a aposentadoria deveria ser um prêmio ao final da carreira do trabalhador, é muitas vezes vista como castigo. “Em alguns casos de corrupção, por exemplo, vemos como sentença a aposentadoria compulsória. O livro é excepcional por mostrar todas as facetas, o potencial positivo desta fase da vida”, ressalta. Enilza Maria Mendonça de Paiva, diretora da faculdade, afirmou ser um evento de grande significado para a gestão, por ser um momento de valorização do técnico-administrativo, e por mostrar o potencial da formação continuada.
O Reitor da UFG, Orlando Valle do Amaral se disse contente pela prova de que a política de proporcionar e exigir cada vez mais qualificação de professores e técnico-administrativos têm dado frutos. Segundo ele, esta é uma tendência contemporânea de uma sociedade em avanço, “a universidade vai precisar de cada vez mais técnicos e qualificação”. De acordo com o Reitor, “esses fatores aumentam os custos da previdência social e forçam os trabalhadores a contribuirem até mais tarde.
O lançamento do livro, fruto da formação continuada da técnica administrativa, foi celebrado por professores, colegas e pelo Reitor da UFG
Quelle: ASCOM
Kategorien: Última hora Aposentadroria Faculdade de Odontologia lançamento de livro