UFCAT

Reuniões elucidam processo de criação de novas universidades

En 13/11/15 11:53 .

Reitor explicou os próximos passos e tirou dúvidas das comunidades acadêmicas em Jataí e Catalão

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira/ Estael Lima

Tendo em vista o processo de emancipação das Regionais Catalão e Jataí da UFG, o reitor, Orlando Amaral, participou de uma Reunião Pública na Regional Catalão e de uma Assembleia Universitária por videoconferência na Regional Jataí, na quinta-feira (12/11), para esclarecimentos sobre a criação das duas novas universidades. Nesta sexta-feira, Orlando Amaral, viajou à Brasília onde, em reunião com o Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), deve conhecer detalhes da minuta de projeto de lei redigida pelo Ministério.

Reitor no MEC

Orlando Amaral esteve no MEC na manhã desta sexta-feira para conhecer detalhes de projeto de lei

Para Orlando Amaral, este é um momento histórico para a UFG, resultado de uma demanda antiga e da luta das comunidades das duas regionais. “Tanto Catalão como Jataí estavam prontas e criaram bases para que essa reivindicação fosse tratada com muita tranquilidade pelo MEC”, afirmou. O reitor detalhou os fatos que contribuíram para a decisão de emancipação, especialmente no último mês, ressaltando o apoio do governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo que, em audiência com a presidente Dilma Rousseff, conseguiu oficializar o envio do projeto de lei para a criação das duas novas universidades. A visita da presidente às duas Regionais para assinatura do projeto de lei deve ocorrer no próximo dia 26 de novembro.

Próximos passos

Segundo esclareceu o reitor, o próximo ano deve ser de muito debate com a comunidade acadêmica e o MEC para construir coletivamente um projeto para a oficialização da emancipação das regionais. A exemplo de outras universidades recém-criadas, Orlando Amaral lembrou que a tramitação, que irá passar por comissões no Congresso Nacional, deve demorar cerca de dois anos. “Isso é bom porque nos dá tempo para nos prepararmos para que essa transição seja tranquila”, opinou o reitor.

Uma vez que o projeto de lei que cria as duas novas universidades em Goiás for aprovado pelo MEC, o Ministério deve definir uma universidade tutora para cada uma das recém-criadas e um reitor pro tempore. Orlando Amaral também explicou que, nos primeiros anos, o tratamento para questões orçamentárias na nova universidade será diferenciado até que elas estejam consolidadas e possam entrar no modelo de partição, que define o montante que vai para cada universidade federal.

Respondendo a perguntas, o reitor explicou que, uma vez criada oficialmente a nova universidade, estudantes, professores e técnico-administrativos passam a ser da nova universidade, assim como todo o patrimônio. Orlando Amaral destacou ainda que essa separação não é “litigiosa” e que, mesmo após a emancipação das regionais Jataí e Catalão, a UFG pretende continuar próxima, mantendo e fortalecendo o vínculo entre as instituições. “Vamos trabalhar em sintonia e parceria na construção desse grande projeto que vai fazer toda a diferença para Jataí, Catalão e Goiás,” concluiu.

Catalão

Diretor da Regional Catalão, Thiago Jabur, lembrou que várias questões ainda precisam ser discutidas e planejadas. Segundo ele, foi criada uma comissão na Regional Catalão que já realizou encaminhamentos que contemplam a discussão contínua de todo o processo. Essa comissão já está em contato com outras universidades, sobretudo as recém-criadas e deve organizar visitas e videoconferências para a troca de experiências.

Reunião Catalão

Em Catalão, comunidade pôde tirar dúvidas sobre o processo de criação da nova universidade

Jataí

Em Jataí, técnico-administrativos, discentes e membros de diversos setores da sociedade jataiense, tais como os vereadores municipais, estiveram presentes na Assembleia Universitária para ouvir esclarecimentos do reitor e do diretor da Regional, Alessandro Martins. Além de tirar dúvidas, os presentes foram consultados sobre a escolha do nome da universidade na cidade.

Inicialmente havia sido escolhido o nome “Universidade Federal do Sudoeste Goiano”, mas à pedido da Regional, o MEC deu um novo prazo para que a comunidade fosse questionada sobre essa escolha. Assim, na manhã de quinta-feira, antes da Assembleia Universitária, que já estava agendada, o Conselho Gestor da Regional deliberou que os nomes votados anteriormente fossem levados a consulta ampla com a comunidade durante a reunião.

Participantes da Assembleia, que se inscreveram no local, fizeram as defesas dos nomes, sendo que o nome “Universidade Federal de Jataí” obteve maioria dos votos. Nesta sexta-feira (13/11) o Conselho Gestor da Regional Jataí se reuniu novamente, em caráter extraordinário, para referendar a decisão e constituir documento a ser encaminhado ao MEC.

videoconferencia Jataí

Em Jataí, reitor participou por videoconferência de Assembleia Universitária, que decidiu nome da nova universidade

Fuente: Ascom UFG

Categorías: Última hora Regional Jataí Regional Catalão Audiência Pública