O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Audiência Pública em Jataí

Regional Jataí discute segurança na UFG

Em 06/11/15 16:23.

Propostas foram encaminhadas para a comissão que estuda a criação de uma Política de Segurança na UFG

Texto: Júlia Mariano

Propostas para a melhoria da segurança na UFG foram discutidas nesta quarta-feira (5/11) durante audiência pública realizada na Regional Jataí. Docentes, técnico-administrativos e estudantes participaram da reunião, que teve ainda a presença de representantes da comissão que encaminhará as discussões sobre a criação de uma política de segurança na Universidade, além de representantes da Polícia Militar e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Jataí.

Entre as propostas encaminhadas na audiência está a necessidade primordial de instalação de infraestrutura, como vídeo-monitoramento, passarelas, cercas e iluminação. Foi sugerida a criação de políticas como a de segurança comunitária e a de combate a ações de discriminação. Além disso, foi proposta a atuação de polícia comunitária nos câmpus e a diminuição da vigilância armada em locais de convivência.

Houve a indicação da instalação de uma central de segurança com a criação e socialização de procedimentos de ação, além da necessidade de treinamento dos vigilantes terceirizados para a humanização das condutas. Foi apontada a importância da estruturação do serviço de ouvidoria, com processos padronizados, levando ao correto registro das ocorrências, contribuindo para a solução das mesmas.

A regional Jataí solicitou a participação de um membro da comunidade universitária na Comissão que atua na construção da política de segurança da UFG e lembrou a importância da sensibilização ao processo de “encastelamento” e a “cultura do medo” na formulação da política. Foi sugerido ainda que espaços sejam ocupados com ações de cultura, lazer e esportes, levando a humanização dos espaços públicos.

O diretor da EECA, Frederico da Silva, considerou o resultado da audiência positivo e enfatizou a necessidade da continuidade da discussão da segurança na UFG e na comunidade com mais representantes de entidades civis e governamentais.

Confira a agenda das próximas Audiências Públicas:

  • Regional Catalão – 10/11 às 14:00 horas;
  • Regional Goiânia – 17/11 às 14:00 horas; no 5º. andar Centro de Aulas D; 19/11 às 14:00 horas no auditório da Biblioteca Central

Saiba mais sobre as Audiências

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora Política de Segurança Regional Jataí

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.