Diversidade sexual e de gênero são debatidos em evento na UFG
Encontro ocorre até o dia 02/11, no campus Samambaia
A abertura do XIII Encontro Nacional em Universidades sobre Diversidade Sexual e de Gênero (Enudsg) ocorreu nesta quinta-feira (29/10), no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da UFG. Com o tema Radicalizando as Lutas: o Enfrentamento Cotidiano ao Cis-tema de Tempos de Crise, o evento conta com exposições artísticas, apresentação de trabalhos e debates sobre questões de gênero, identidade e sexualidade. Confira aqui a programação.
Com mediação de representantes de seis coletivos universitários de Goiás, a plenária mobilizou participantes de vários estados do país para votarem e discutirem pontos importantes sobre o tema e os objetivos do evento, que ocorre até a próxima segunda-feira (2/11). Responsável por cadastrar o Encontro como projeto de extensão da Universidade, a coordenadora de Ações Afirmativas da UFG, Luciene Dias, deu as boas-vindas aos participantes e expôs que a Universidade é um espaço em construção e que espera que este evento possa “representar os caminhos que estamos construindo”.
Empoderamento
O Encontro, que se propõe político-acadêmico, teve sua última edição em Mossoró, Rio Grande do Norte. Todos os anos ocorrem pré-eventos que delimitam o local do evento nacional e suas bases de abordagem temática, problematizando as ações políticas da sociedade e dos movimentos sociais. Participando pela primeira vez no Enudsg, Kim Xavier enxergou no evento um espaço de empoderamento e formação “para enfrentarmos as dificuldades que encaramos na sociedade”.
Estudante de nutrição da UFG, Jean Carlos acredita que as discussões sobre gênero e sexualidade feitas na sociedade abarcam estereótipos e falta de informação, e que um evento como o Enudsg proporciona visibilidade para grupos socialmente oprimidos por sua sexualidade ou identidade de gênero, além de trazer maior consciência sobre igualdade de gênero. Para ele, é importante que as discussões não permaneçam apenas no ambiente acadêmico, mas se expanda para a sociedade: “A gente tenta ao máximo levar este evento para fora da Universidade", expôs.
Source: Ascom/UFG
Categories: Enudsg Diversidade Sexual e Gênero Última hora
