Formalização doação de terreno  Regional Jataí

Transferência de área da Regional Jataí é formalizada

Em 30/09/15 09:16.

Processo de regularização durou 18 anos

Texto: Camila Godoy
Fotos: Carlos Siqueira

Em cerimônia realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador do Estado, Marconi Perillo, oficializou transferência de terreno à UFG. A área de mais de 80 alqueires já é utilizada pela Regional Jataí, onde funciona, há 18 anos, o Câmpus Cidade Universitária José Cruciano de Araújo. A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira (29/9) e reuniu diversas autoridades.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, destacou a ousadia do reitor e vice-reitor da UFG à época da implantação do câmpus avançado em Jataí, no início da década de 1980, e a expansão ocorrida em 1994, com a criação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. “Os gestores no passado foram ousados e hoje colhemos os frutos dessa ousadia. Com muita dificuldade e graças às parcerias com o Município e o Governo do Estado, que em 1997 nos cedeu o terreno, hoje, a Regional Jataí é um dos maiores câmpus do Brasil e já atende mais de três mil estudantes”, afirmou.

Formalização doação de terreno
Reitor da UFG agradeceu parcerias com governos municipais e estaduais para consolidação da Regional Jataí

Os processos para transferência da área demoraram cerca de 18 anos. O terreno, que já esteve sob responsabilidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Emater), precisou ser transferido para o Governo do Estado para que a doação à UFG ocorresse. Marconi Perillo destacou a importância da área e reafirmou a disposição em continuar as parceiras com a Universidade. "A UFG é o maior patrimônio de ensino superior do Estado”, declarou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Jataí, Marcos Antônio Ferreira da Luz, também participou da cerimônia, representando o prefeito do Município. O vereador agradeceu aos esforços conjuntos para que a oficialização ocorresse. Em seguida, a ordem de serviço para transferência de área foi assinada pelas autoridades presentes.

Universidade independente

Ao falar do crescimento da Regional Jataí ao longo dos anos, Orlando Amaral afirmou que o caminho natural é que ela alcance a independência. “Tanto a Regional Jataí quanto a Regional Catalão sonham em ser universidades independentes e nos cobram essa posição. A Reitoria se comprometeu a buscar essa conquista, mas destaco que isso só será possível com o esforço político de todos”, disse. Marconi Perillo se comprometeu em encaminhar essa demanda junto ao Governo Federal.

Reunião

Antes do ínicio da solenidade, o governador recebeu em seu gabinete o reitor da UFG, o pró-reitor de Graduação, Luiz Mello, a assessora do gabinete da Reitoria, Sandramara Matias Chaves, o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG (Cegef), Marco Antônio de Oliveira, o vice-diretor da Regional Catalão, Denis Rezende de Jesus, e a subcoordenadora do Curso de Matemática Licenciatura da Regional Catalão, Élida Alves da Silva, para discutirem a criação do curso de Medicina na Regional Catalão. Os gestores da UFG solicitaram ao Governo apoio na infraestrutura e ampliação da rede de saúde no município. O governador se comprometeu a disponibilizar três milhões para início das obras que possibilitarão a criação do curso.

Formalização doação de terreno  Regional Jataí
Governador Marconi Perillo assinou documento que oficializa a transferência da área estadual para a UFG

Visita a Jataí

Nesta quinta-feira (1/10), o governador volta a se reunir com representantes da UFG, em solenidade para entrega da ordem de serviço para transferência de área do Câmpus Cidade Universitária José Cruciano de Araújo. A cerimônia ocorrerá na Regional Jataí, a partir das 15 horas. Na ocasião, mais de dez obras também serão inauguradas. De acordo com o diretor da Regional, Wagner Gouveia, a ideia é que todos os cursos funcionem nessa área cedida pelo Governo.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Regional Jataí doação de terreno Governo de Goiás Última hora