UFG é parceira na retomada do Programa Cultura e Pensamento
Reitor da universidade, Orlando Amaral, participou da cerimônia de relançamento da iniciativa no Rio de Janeiro
Texto: Serena Veloso
Fotos: Janine Moraes (MinC)
A Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a UFG e a Fundação Casa Rui Barbosa, lançaram nesta terça-feira (22/9) três editais de fomento à iniciativas concebidas pela sociedade civil voltadas para a cultura, no âmbito do Programa Cultura e Pensamento. O programa, que está sendo retomado pelo MinC, junto com a UFG e outras instituições, propõe-se, em seu segundo ciclo, a incentivar reflexões teóricas e críticas sobre os rumos da cultura no país, com o apoio de projetos que fortaleçam a esfera pública e proponham questões e alternativas para as dinâmicas culturais nacionais. O anúncio dos editais e relançamento da iniciativa ocorreram durante o Seminário Internacional Cultura e Pensamento, realizado no Rio de Janeiro, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do secretário de Políticas Culturais, Guilherme Varella, do reitor da UFG, Orlando Amaral, agentes culturais, intelectuais e pessoas ligadas a entidades da área.
A cerimônia foi marcada por apresentação cultural do grupo de choro Sôdade Brasilis e debate com o tema A Crise de Valores na Sociedade Atual: Qual o Papel da Cultura. Foi anunciado, na ocasião, o valor de R$ 1,55 milhão de reais em recursos a serem destinados aos editais, com o intuito de fomentar a realização de eventos, entre seminários, congressos e simpósios, além de publicações impressas, processos de pesquisa colaborativa e projetos ligados à criação e qualificação de informações e indicadores, que provoquem o debate sobre a cultura no cenário nacional e internacional.

Reitor da UFG, ao lado da presidente da Fundação Rui Barbosa, do Ministro da Cultura e do secretário de Políticas Culturais no relançamento do programa
Além do incentivo a projetos culturais, a iniciativa busca ampliar os vínculos entre governo e universidades, com o envolvimento das mesmas numa rede que compõe o programa, para que contribuam, a partir das discussões que perpassam o ambiente universitário, na formulação de políticas públicas para o setor da cultura. Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, “a Universidade tem importante papel nesse projeto, pois fará a gestão financeira de recursos das ações dentro do projeto”.
Ciclos de seminários
O Programa Cultura e Pensamento foi criado em 2005 e promoveu seu primeiro ciclo até o ano de 2012, período em que lançou editais com destinação de recursos a diversos projetos. Neste segundo ciclo, para fortalecer o diálogo sobre o tema, na tentativa de trazer as reflexões teóricas acadêmicas para a sociedade, promover a democracia, a conexão entre diferentes saberes e discussões múltiplas no âmbito da cultura e das políticas culturais, dentro do programa também serão realizados ciclos de seminários, que percorrerão cidades das cinco regiões do país, debates e atividades que envolvam a participação da comunidade. O objetivo é tornar a área uma das matrizes para o planejamento de estratégias governamentais de desenvolvimento do país.
Orlando Amaral adiantou que a UFG receberá ainda neste ano uma das atividades do programa. Nos dias 16 e 17 de dezembro, será realizado, no Centro Cultural UFG, o Seminário Direitos Culturais, com o tema Dos direitos culturais à cultura dos direitos. O evento terá a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira e do ministro da Educação, Renato Janine.

Ministro da Cultura destacou importância da cultura na educação durante debate

Grupo de choro Sôdade Brasilis homenageou Mestre Siqueira, músico que tocou com grandes nomes da música brasileira
资源: Ascom UFG
类别: Minc Última hora
