Quadra 88

Reitoria recebe Associação de Moradores da Quadra 88 em audiência

On 09/09/15 14:55 .

Durante encontro foi esclarecido que não cabe à UFG intervir no processo judicial

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Leandro Pinho

Na última sexta-feira (4/9) o reitor da UFG, Orlando Amaral, recebeu membros da Associação dos Moradores da Quadra 88 para conversar sobre o processo judicial que envolve a posse da área no Setor Universitário. Os representantes da Associação expressaram a preocupação diante da situação das famílias, tendo em vista que, na semana passada, após decisão judicial favorável à UFG, começaram a receber intimações para deixar o local no prazo de 60 dias. O reitor Orlando Amaral esclareceu que a área pertence à União e que quem representa a Universidade na ação reivindicatória é a Advocacia Geral da União (AGU), não cabendo à Reitoria intervir no processo judicial que, segundo decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, julgou procedente o pedido reivindicatório da UFG.

Apesar de ter sido esta a primeira audiência com a atual reitoria, várias reuniões entre a Associação e membros de gestões anteriores da UFG foram realizadas ao longo dos anos na tentativa de achar uma solução para o impasse. O reitor ressaltou que em 2011, por indicação da relatora do processo e com a anuência da UFG, o processo foi suspenso pelo prazo de seis meses para que as partes tentassem um acordo. No entanto, neste prazo, e até o presente momento, não foi apresentada nenhuma proposta concreta de permuta da área da União com outra área de valor equivalente.

“É uma questão difícil e queremos resolvê-la, mas não depende da reitoria da UFG”, afirmou Orlando Amaral. Respondendo aos representantes da Associação que perguntaram ao reitor se, neste estágio, a UFG estaria disposta a analisar a oferta de alguma área para permuta, o reitor afirmou que, para ser considerada, qualquer proposta deve ser formalizada.

Quadra 88

Reunião foi a primeira com a atual reitoria, mas várias já foram realizadas com as gestões anteriores

Quadra 88

Reitor esclareceu que não cabe à Reitoria intervir no processo judicial

História

Em 25 de janeiro de 1961 o Estado de Goiás doou à União, por escritura pública, uma área para ser utilizada pela Universidade Federal de Goiás. Algumas famílias haviam se instalado na área doada à UFG, sendo que a ocupação mais antiga data de 1952. Em 28 de setembro de 1993, por decisão do Conselho Universitário da UFG, foi ajuizada ação reivindicatória da área contra os ocupantes da mesma. A área em litígio possui no total 28.892,50 m² e está situada na Quadra 88, entre a Praça Universitária, 1ª Avenida, Ruas 240 e 239 e Avenida Universitária no Setor Leste Universitário.

Quelle: Ascom UFG

Kategorien: Quadra 88 Última hora