Estudantes entregam pauta de reivindicações ao Reitor
Calendário acadêmico foi, novamente, tema de debate
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Carlos Siqueira
Na tarde desta quarta-feira (03/09) o Reitor da UFG, Orlando Amaral, Vice-reitor, Manoel Chaves, Pró-reitor de Graduação, Luiz Mello, Pró-reitor Assuntos da Comunidade Universitária, Elson Morais e Assessor da Reitoria, Tasso Leite, receberam de representantes do comando de greve dos estudantes a pauta de reivindicações do movimento. Segundo os integrantes do comando de greve dos estudantes, tais demandadas foram construídas em assembleia, com representantes de todas as regionais da Universidade, com pautas gerais e específicas.
Os estudantes também pediram o reconhecimento da greve estudantil e a garantia da reposição das aulas e provas aplicadas pelos professores que não aderiram à greve. Orlando Amaral lembrou que o Conselho Universitário (Consuni) não aprovou a suspensão do calendário acadêmico e que, ao final da greve, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) irá se reunir para discutir e aprovar um calendário de reposição de aulas. O Reitor também ressaltou que todas as greves causam prejuízos, como aulas no período de férias, mas que o esforço é para que estes sejam os menores possíveis.
Em resposta a algumas demandas da pauta estudantil, Orlando Amaral voltou a esclarecer sobre o momento de cortes pelo qual as universidades federais estão passando, explicitando a situação financeira da UFG. “Por esse motivo, nesse momento, nossa capacidade de resposta às demandas que envolvam alocação de recursos financeiros é muito limitada”, explicou. Segundo o Reitor, todas as demandas serão respondidas, como já aconteceu com as solicitações feitas pelos comandos de greve dos professores e dos técnico-administrativos. “Temos muitos objetivos comuns. As portas da reitoria estão sempre abertas”, ressaltou.
Ficou acordado, ao final, que a Reitoria providenciará um informe explicando como funcionam os processos de recursos contra reprovação por falta e revisão de nota e em quais instâncias eles são apreciados. Além disso, os prazos para cancelamento, acréscimo de disciplinas, trancamento e destrancamento de matrícula devem ser reabertos ao final da greve.

Reitor recebeu demandas dos estudantes e explicou momento da Universidade
Quelle: Ascom UFG
Kategorien: greve Última hora
