
Programa de Formação em Pesquisa retorna no segundo semestre
Pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, José Alexandre Diniz, deu dicas para a execução de artigos científicos
Texto: Anna Carolina Mendes
Fotos: Adriana Silva
Primeira palestra do Programa de Formação em Pesquisa do segundo semestre de 2015 teve lugar no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal da UFG nesta quarta-feira (26/8), no Campus Samambaia. Com o tema Dinâmica de produção e avaliação científica, a atividade foi ministrada pelo Pró-reitor de Pós-Graduação (Prpg) da UFG, José Alexandre Diniz, que deu dicas para a elaboração e publicação de artigos científicos de forma eficaz.
José Alexandre Diniz discutiu a especificidade da produção de artigos científicos, em que a disponibilidade de conhecimento e o progresso da ciência devem ser levados em conta. "A produção científica é importante porque é o motor que vai girar o conhecimento científico", explicou o pró-reitor. Em relação a essa produção, o professor apresentou passos para a execução da pesquisa, como a definição da pergunta principal do trabalho e a operacionalização desta pergunta, além da caracterização da problemática geral. Para ele, o processo de produção de conhecimento requer investigação, o que ajuda na popularização da ciência.
Pró-reitor de Pós-Graduação, José Alexandre Diniz, apresentou princípios básicos para desenvolvimento de pesquisa
Produção e publicação
Tendo em vista a publicação dos artigos científicos, o palestrante diferenciou revistas de divulgação científica, nas quais jornalistas escrevem sobre ciência de maneira a facilitar o entendimento pelo público, de periódicos propriamente científicos, que possuem características mais voltadas para especialistas. "Todo pesquisador acaba tendo afinidade com um periódico científico específico", alegou.
Para o pró-reitor de Pós-graduação, um importante ponto no desenvolvimento do conhecimento científico é a capacidade do pesquisador em filtrar as informações pertinentes para sua pesquisa, em um campo informacional de acesso cada vez mais fácil. Segundo José Alexandre, uma dica valiosa é realizar buscas em portais de periódicos utilizando palavras-chave.
Participantes da palestra puderam esclarecer dúvidas sobre procedimentos para publicação de artigos científicos
A professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Thais Vieira, buscou na palestra orientação para aumentar a sua produção de artigos. "Acho que a experiência do pró-reitor acaba contribuindo, porque ele tem uma produção considerável", afirmou. Já o estudante de doutorado Marc Alexandre queria entender um pouco mais sobre a dinâmica da avaliação científica: "Também quero ver se tem algo de novo ou se existem conceitos diferentes de quando eu fiz meu mestrado", declarou o estudante.
Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Última hora Palestra Programa de Formação em Pesquisa