
Seminário promove lançamento do Observatório Goiano de Direitos Humanos
Entidade busca prevenir e combater violência institucional
Texto: Wanessa Olímpio
Foto: Adriana Silva
Foi lançado na tarde desta quarta-feira (12/8), na Faculdade de Ciências Sociais (FCS), um observatório que tem como objetivos prevenir e combater violência institucional. O seminário de lançamento do Observatório Goiano de Direitos Humanos (OGDH) reuniu professores da UFG e representantes de órgãos da Prefeitura de Goiânia, do Estado de Goiás e da Presidência da República.
Na ocasião, a professora da FCS e coordenadora do OGDH, Fabiana Saddi, expôs dificuldades encontradas para resguardar os direitos humanos nas instituições públicas, principalmente no sistema prisional. “Nós já elaboramos projetos que foram submetidos à aprovação de financiamentos. Um deles é o programa de rodadas de conversas que vai acontecer na prisão, no Programa de Atenção Integral ao Louco Infrator e no sistema socioeducativo”, declarou.
A coordenadora também apresentou expectativas para o Observatório: “Nós vamos sistematizar o que já existe de estudo, fazer análises sistematizadas dos casos, levantar evidências e publicizar o que for levantado através de sites e das publicações. Também fazemos pesquisas junto aos gestores e as secretárias”. Fabiana Saddi explicou que as atividades do OGDH têm a participação de faculdades da UFG, instituições governamentais e sociedade civil.
O promotor de Justiça de Goiás, Haroldo Caetano, esteve presente no seminário e destacou a importância dos direitos humanos para a sociedade
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Lançamentos Direitos Humanos UFG Última hora