Pró reitor no CBMP

Pró-reitor da UFG ministra palestra em Congresso

Sur 05/08/15 13:36.

José Alexandre Diniz falou sobre os impactos das mudanças climáticas sobre a agricultura e paisagens nativas durante 8º CBMP

Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Camila Caetano

Dentro da programação do 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas (CBMP), os impactos das mudanças climáticas na agricultura, é um dos assuntos que pautam várias atividades. Na manhã desta quarta-feira (5/8), penúltimo dia do Congresso, que acontece até amanhã (6/8) no Centro de Convenções de Goiânia, o Pró-reitor de Pós-graduação da UFG, José Alexandre Felizola Diniz Filho, que é biólogo de formação, foi um dos palestrantes em apresentação que teve como foco, além das mudanças climáticas, as paisagens nativas no Cerrado.

José Alexandre destacou que a diversidade biológica que temos hoje é, entre outros fatores, consequência das mudanças climáticas. “Uma das atividades econômicas mais importantes hoje, que é a agricultura, tem sido rapidamente afetada pelo clima”, afirmou. O professor mostrou o cenário de deslocamento das espécies e dos vários modelos utilizados para estudar as variações climáticas e sua influência nas plantas. “Podemos usar a incerteza a nosso favor para começar a fazer previsões mais corretas”, sugeriu.

CBMP José Alexandre

Palestrante citou vários modelos e apresentou plataforma digital criada na UFG

José Alexandre apresentou aos congressistas trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Ecologia Teórica e Síntese (Lets), do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas da UFG com espécies do Cerrado como pequi, baru e cagaita. “Conservação não é só ficar falando. Tem que ter modelo, método e teoria, lembrando sempre que ciência é uma atividade colaborativa”, concluiu o Pró-reitor.

Sala Águas Quentes

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais participaram de debate com pró-reitor após apresentação

Source: Ascom UFG

Catégories: Última hora 8CBMP