Melhoramento de plantas é tema de evento na Capital
Presente na abertura, Abraham Blum, pesquisador de Israel, é um dos maiores nomes mundiais na área
Texto: Lorena Sousa
Fotos: Adriana Silva
Especialista de renome mundial na área de melhoramento de plantas, Abraham Blum, de Israel, foi o grande destaque da abertura do 8º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas (CBPM), que acontece no Centro de Convenções de Goiânia entre os dias 3 a 6 de agosto. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Melhoramentos de Plantas em parceria com a UFG e tem como tema O Melhoramento de Plantas, o Futuro da Agricultura e a Soberania Nacional.
Em inglês, em palestra entitulada “Can Plant Breeding Develop Climate Resilient Crops?”, Blum apresentou pesquisas a respeito do melhoramento da produtividade de plantas em situação de seca. Segundo o pesquisador, apesar de se tratar de uma situação complexa e difícil, muitas descobertas tem permitido uma visão otimista, o que o permite acreditar que é possível não só manter a vida das plantas durante a seca, mas também aumentar seu rendimento potencial.

Palestra de Abraham Blum foi uma das mais esperadas pelos congressitas
8º CBPM
Presidente do 8º CBMP, o ex-reitor da UFG e professor da Escola de Agronomia, Edward Madureira Brasil, explicou durante cerimônia de abertura que a área de melhoramento de plantas é uma das principais responsáveis pela garantia da produção de alimentos, fibras, combustíveis e energia para a população mundial, ainda crescente.
“Nossa expectativa é que encontrem aqui um espaço para o aprimoramento de seus conhecimentos, para a troca de experiências e para a construção de parcerias que possibilitem avanços científicos e tecnológicos ainda maiores em nossa área”, garantiu Edward Madureira. Com apresentação de mais de 700 trabalho, o congresso reúne mais de 1.500 professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área na capital goiana.
Abertura contou com presença do reitor da UFG, Orlando Amaral, e do professor Edward Madureira, que preside o Congresso
Durante a cerimônia de abertura também foi realizada a entrega do “Prêmio Professor Ernesto Paterniani”, homenagem da Associação Brasileira de Melhoramentos de Plantas ao profissional brasileiro que mais tenha se destacado na área de melhoramento genético de plantas. O homenageado desta edição foi o professor Roland Vencovsky, da Universidade de São Paulo.

Prêmio Professor Ernesto Paterniani acontece anualmente durante realização do Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas
Quem esteve presente na abertura do evento pôde ainda desfrutar da apresentação da Banda Sinfônica Jovem de Goiás. Sob a regência do maestro Rogério Rosemberg, a banda tocou músicas que compõem a trilha sonora de clássicos do cinema mundial e da música popular brasileira.

Apresentações culturais estão previstas durante toda a programação do congresso
Quelle: Ascom UFG
Kategorien: 8CBMP Última hora
