Prêmio Fundação Bunge anuncia contemplados 2015 na sexta-feira
Nesta edição, 167 profissionais, de 70 entidades acadêmicas e científicas foram indicados
Nessa quinta-feira (23/07) o reitor da UFG, Orlando Amaral, viaja para São Paulo para participar do Grande Júri do Prêmio Fundação Bunge 2015, colegiado composto por cerca de 50 membros, entre representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Na sexta-feira (24/07), logo após a reunião do Grande Júri, serão anunciados os contemplados de 2015, entre os 167 indicados por 70 entidades acadêmicas e científicas brasileiras.
O anúncio é a segunda etapa do prêmio, depois da indicação - os candidatos não são inscritos, mas indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. A terceira etapa ocorrerá no dia 29 de setembro, quando a Fundação Bunge, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realiza um Seminário Internacional sobre os temas, onde especialistas promovem exposições e debates sobre os avanços obtidos nessas áreas. A quarta e última etapa é a cerimônia de entrega solene dos Prêmios, marcada para o dia 30 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Nesta edição, o Prêmio Fundação Bunge, contempla profissionais envolvidos com a Recuperação de Solos Degradados para a Agricultura, na área de Ciências Agrárias, e Saneamento Básico e Manejo de Água, na área de Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde. Um professor da UFG disputa a premiação na área de Recuperação de solos degradados para a agricultura. Os nomes dos indicados não são divulgados, como forma de assegurar a independência do Prêmio e a indicação dos melhores em cada área de acordo com especialistas integrantes das comissões. Apenas os nomes dos contemplados serão conhecidos no final do processo.
O prêmio
Criado há 60 anos, o Prêmio Fundação Bunge visa incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento. São contemplados quatro profissionais por ano - dois na categoria Vida e Obra e dois na categoria Juventude -, que recebem medalhas de ouro e prata, diplomas em pergaminho e um prêmio de R$ 150 mil e R$ 60 mil, respectivamente, em cerimônia realizada em São Paulo, no dia 30 de setembro.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: premio fundação bunge Última hora
