20 anos do Lemat

Laboratório de Educação Matemática celebra 20 anos

在 06/07/15 13:10 上。

Comemoração teve exposição temática, roda de conversas, lançamento de livro e arraial

Texto: Camila Godoy
Fotos: Carlos Siqueira


O Laboratório de Educação Matemática (Lemat) da UFG Regional Goiânia, celebrou 20 anos de atividades. A comemoração ocorreu na noite da última sexta-feira, 03/07, no miniauditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Câmpus Samambaia. O evento teve exposição de trabalhos, roda de conversa sobre a história do Laboratório, lançamento de livro sobre Geometria Euclidiana, do professor Bryon Richard Hall, uma das primeiras obras na língua portuguesa a tratar o assunto, e um animado arraial, com músicas e comidas típicas.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, participou da programação. Na ocasião, ele destacou a importância da matemática e do laboratório para a sociedade. “É muito gratificante ver os frutos do trabalho da professora Zaíra da Cunha Melo, que idealizou o Lemat ainda na década de 90. Sou do Instituto de Física e sei que minha área não existiria sem a matemática, assim como diversas outras ciências”, enfatizou. Segundo Orlando Amaral, o trabalho da educação na matemática é de extrema importância para desmistificar essa disciplina, que muitas vezes é taxada como difícil.

20 anos do Lemat

Reitor destacou a importância do trabalho da educação na matemática

 

A roda de conversa Relatos de vivências junto ao Lemat e das contribuições deste espaço para a formação/atuação docente reuniu a coordenadora do Lemat, Janice Lopes, a subcoordenadora do Laboratório, Jaqueline Araújo Civardi, o coordenador do curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Câmpus Quirinópolis, Roberto Barcelos, e o professor de Robótica do Sesi Canaã, José Rodrigues Júnior. Juntos, eles traçaram a história do Lemat e os trabalhos desenvolvidos pelo laboratório, que já tem inspirado outras instituições.

Os desafios superados para que o Lemat conseguisse um espaço físico fixo foram lembrados por Jaqueline Araújo Civardi: “Quando conheci o Laboratório, fiquei tão maravilhada com o trabalho desenvolvido, que levei o projeto para Jataí. Ao retornar para Goiânia, o Lemat ainda não tinha um espaço determinado, mas, apesar das dificuldades, não desisti do sonho”.

 José Rodrigues Júnior destacou a parceria do Laboratório com o Sesi, em um trabalho de robótica que auxilia crianças com discalculia, um transtorno neurológico crônico que afeta pessoas a compreenderem e manipularem números e sinais matemáticos. Com o projeto, as crianças ampliam a cognição e o raciocínio matemático por meio de jogos e dinâmicas.

20 anos do Lemat

Público conheceu projeto do Lemat e Sesi Canaã que ajuda portadores de discalculia

Já o professor Roberto Barcelos aproveitou a comemoração para explicar como sua formação no IME e o contato com o Laboratório o ajudou a organizar algo parecido em sua instituição. Segundo a coordenadora do Lemat, Janice Lopes, o relato de Roberto apenas afirma a importância do contato entre as pessoas para que boas ideias sejam estendidas a outros lugares. “Levar essa história, é levar sonhos”, afirmou.

Homenagem

Surpresa para a plateia, a técnica em assuntos educacionais do Lemat, Silmara Epifania de Castro Carvalho, foi homenageada. A profissional que atuou no Laboratório durante todos esses anos acabou de se aposentar e recebeu o agradecimento dos colegas. Para finalizar a comemoração, os participantes confraternizaram em um animado arraial, no estacionamento do IME.

 

20 anos do Lemat

Arraiá do Lemat teve músicas e comidas típicas

 

资源: Ascom UFG

类别: Lemat IME