Apoiadas pela Incubadora Social da UFG, cooperativas recebem doação de caminhões
Veículos foram doados pela empresa Cargill, seguindo determinações de um Termo de Ajustamento de Conduta aplicado pelo Ministério Público do Estado de Goiás
Texto e Fotos: Maria Glória Alves da Silva
Cinco caminhões baú zero quilômetros. Essa foi a mais recente e também uma das maiores conquistas das sete cooperativas, apoiadas pela Incubadora Social da UFG, que integram a Central das Cooperativas de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis “Unidos Somos Mais Forte”. A doação desses caminhões foi feita este mês pela empresa de alimentos Cargill, seguindo determinações de um Termo de Ajustamento de Conduta aplicado pelo Ministério Público do Estado de Goiás.
Na cerimônia de entrega dos veículos, que ocorreu na sede da empresa, a presidente da central, intitulada de Rede Uniforte, Nair Rodrigues Vieira, falou da importância dessa doação para o crescimento e consolidação da rede em Goiânia. “Foi, sem dúvida, uma grande vitória. Hoje, somos mais forte do que nunca e também mais capazes de fazer com eficiência o nosso trabalho”, frisou.
Presidente da Rede Uniforte, Nair Rodrigues, assina documento de doação de caminhões
Para o gerente da Cargill, em Goiânia, Kenbáuer Lucas, o TAC, além de beneficiar as cooperativas de material reciclável, integrantes de duas redes, serviu de ‘lição’ para a empresa, que em 2011 foi autuada pelo MP por desagravo ao meio ambiente. “Com a doação desses caminhões possibilitamos o ‘empoderamento’ desses movimentos organizados. Estamos ainda fornecendo meios para a conquista, cada vez mais, de sua autonomia”, frisou, reiterando o sério compromisso da Cargill, desde a autuação há quatro anos, com a comunidade e o meio ambiente.
O diretor de comercialização da Rede Uniforte, José Iramar Souza, explica que os caminhões serão encaminhados para as cooperativas e utilizados no recolhimento de material reciclável dos bairros onde o programa da prefeitura, de Coleta Seletiva, ainda não funciona. “Queremos, com isso, dar suporte ao programa oficial do município. Em contrapartida, a prefeitura fornecerá a gasolina e nos auxiliará com a manutenção dos veículos”, detalha.
Catadores da Rede Uniforte ao lado de um dos caminhões doados por empresa de alimentos
História
Em uma iniciativa inédita no estado de Goiás, Goiânia passou a contar, a partir de outubro de 2013, com uma rede de cooperativas de materiais recicláveis. Intitulada de Rede Uniforte, a central reúne hoje sete cooperativas: Cooperativa de Reciclagem de Lixo (Cooprec), Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis Mãos Dadas (Coocamare), Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável “Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente” (Cooper Rama), Cooperativa Meio Ambiente Saudável (Cooper Mas), Cooperativa Família Feliz (Cooper Fami), Cooperativa Guarani e Associação dos Catadores de Material Reciclável Ordem e Progresso (Acop).
Juntas, a Rede reúne hoje cerca de 200 catadores, que passam agora a ter um único objetivo: se fortalecerem enquanto empreendimentos de economia solidária de geração de trabalho e renda. Com princípios de colaboração mútua, vão buscar elevar a sua produção e o maior rendimento dos catadores de materiais recicláveis de Goiânia e Região Metropolitana, possibilitando assim a melhoria da qualidade de vida de seus participantes.
Source: Ascom UFG
Catégories: Incubadora Social UFG Última hora
