Editores de revistas científicas de todo o Brasil se reúnem em Goiânia
XXIII Curso de Editoração Científica ocorrerá até o próximo sábado com programação voltada para a prática de editoração
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Camila Caetano
Editores de periódicos, revisores, autores, professores e alunos de pós-graduação de todo o país estão em Goiânia participando do XXIII Curso de Editoração Científica (CEC), realizado pela Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec Brasil), com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), que comemora os 10 anos da Revista de Biologia Neotropical, publicação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG.
Coordenadora do evento e editora-chefe da Revista de Biologia Neotropical, a professora da UFG, Vera Lucia Gomes Klein, destacou que o objetivo do curso é fortalecer e agregar excelência às publicações científicas. “Queremos possibilitar uma troca de experiências frente aos novos desafios impostos pela comunidade científica internacional”. Diretor do ICB, Reginaldo Nassar, afirmou que o curso é uma oportunidade para os alunos e pesquisadores discutirem temas importantes presentes no dia-a-dia de quem faz ciência.
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC Goiás, Milca Severino, que na abertura do XXIII CEC representava o reitor da instituição Wolmir Therezio Amado, lembrou que os melhores periódicos do país estão sobrecarregados, gerando fila para quem quer publicar. “O evento é relevante para ajudar a melhorar os periódicos já existentes e criar novos para atender a essa demanda nacional da publicação científica”, pontuou.
Reitora em exercício da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Valcemia Gonçalves de Sousa Novaes e reitor da UFG, Orlando Amaral, ressaltaram a importância da realização desse evento em Goiás. Presidente da Abec, Sigmar de Mello Rode, lembrou que era um sonho antigo trazer o CEC para essa região do país. “Essa sala cheia mostra a necessidade e a importância de estarmos aqui”, comemorou. Ele também afirmou que essa é a edição com mais inscritos do CEC e que esse evento dá início às comemorações de 30 anos da Abec Brasil.
Mesa de abertura reuniu presidente da ABEC e autoridades da UEG, UFG e PUC-GO
O professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Benedito Barraviera, proferiu a primeira palestra do evento e falou sobre os paradigmas da publicação científica. O professor destacou os desafios de editar uma revista e deu dicas sobre o processo de edição, desde o envio do artigo até a sua publicação. Para Barraviera, os editores brasileiros são os melhores do mundo, mas ainda não publicam ciência de fronteira. “Quantidade joga contra qualidade”, ressaltou o palestrante.
A abertura do XXIII CEC, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), reuniu centenas no Centro de Convenções Esmeralda I do Hotel Mercure, em Goiânia, e contou ainda com um recital de contrabaixo e piano com apresentação de Sonia Ray e Marina Machado. A programação, que prevê palestras e cursos, vai até o próximo sábado (27), e todos os dias trará programação cultural com apresentações de professores e alunos da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG.
Confira a programação completa no site do evento.
Centenas prestigiaram abertura no Hotel Mercure
Professor da Unesp falou sobre os paradigmas da publicação científica
Sonia Ray e Mariana Machado apresentaram recital com contrabaixo e piano
Fuente: Ascom UFG
Categorías: editoração científica Última hora
