Raquel Teixeira debate a educação básica em Goiás no Fórum de Licenciatura
Secretária ressaltou as complexidades do sistema de ensino durante evento
Texto: Lorena de Sousa
Fotos: Adriana Silva
A educação básica em Goiás foi tema de debate no Fórum de Licenciatura da UFG na última segunda-feira (22/06). A Secretária de Estado de Educação, Cultura e Esportes de Goiás, Raquel Teixeira, foi a convidada para essa edição do evento. Ela ressaltou as complexidades da educação básica, os agentes envolvidos no processo e a necessidade de um trabalho conjunto que una forças.
O reitor Orlando Amaral fez uma contextualização sobre o momento vivido atualmente pela educação com os cortes no orçamento. “Nós temos que ter consciência de que teremos que conviver com um quadro mais restritivo que no passado”. Para o reitor, por esse motivo, é importante a existência de espaços como o fórum, que abre discussão de possibilidades de mudança diante dos problemas enfrentados nos cursos de licenciatura, em especial a baixa demanda.
Reitor da UFG ressaltou necessidade de espaços como o Fórum, especialmente durante momentos de crise
Debate
“Estamos todos no mesmo barco, lutando para uma educação pública de qualidade para todos”, afirmou Raquel Teixeira. Segundo ela "uma escola boa é aquela em que o aluno aprende, o professor tem alegria e prazer pelo trabalho que faz, onde exista sede pelo conhecimento e na qual consigamos despertar no aluno as condições de trazer à tona toda sua potencialidade”.
Para a Secretária ainda não temos um sistema estruturado de apoio e diálogo com as universidades. "Minha vinda aqui, mais do qualquer coisa, busca esse diálogo”, afirmou Raquel Teixeira que deseja com o Fórum de Licenciatura da UFG abrir um espaço mais permanente de troca de sugestões. Para ela, um dos problemas da falta de diálogo é que os estudantes formados não têm conhecimento sobre a realidade da rede pública de ensino.
Secretária de Estado de Educação, Cultura e Esportes de Goiás deseja abrir espaço permanente de troca de sugestões com a Universidade
Integrantes da Mobilização dos Professores de Goiás (MPG) estiveram presentes e falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da rede pública de ensino. Eles puderam colocar suas críticas e fazer reivindicações a respeito da realidade de trabalho que enfrentam. O espaço também foi aberto a perguntas e colocações do público presente.
O Fórum
O Fórum de Licenciatura da UFG - que prevê reuniões mensais - é um espaço para discutir pautas específicas de questões da licenciatura da UFG e dialogar com as políticas de formação dos professores. Estiveram presentes no evento o reitor da UFG, Orlando Amaral, o vice-reitor Manoel Chaves, o pró-reitor de Graduação, Luiz Mello, a Secretária da Seduce, Raquel Teixeira, integrantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), integrantes da Mobilização dos Professores de Goiás e estudantes.
Quelle: Ascom UFG
Kategorien: Educação Básica Última hora
