UFG e Fundação Tiradentes assinam Termo de Cooperação Técnica
Junção de esforços vai permitir que cirurgias agendadas pelo Cerof sejam realizadas no Hospital do Policial Militar, enquanto órgão da UFG passa por reforma
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Camila Caetano
Parceria entre duas fundações será fundamental para que cirurgias não sejam interrompidas com reforma do Cerof
Foi assinado na manhã desta quinta-feira (18), no Auditório da Fundação Tiradentes, o Termo de Cooperação Técnica entre Fundação Tiradentes e a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc). A parceria, considerada pelas instituições como um marco para a oftalmologia goiana, vai possibilitar que a realização dos procedimentos cirúrgicos agendados pelo Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof) seja feita no Centro Cirúrgico do Hospital do Policial Militar (HPM), mantido e administrado pela Fundação Tiradentes, enquanto o Cerof passa por reforma.
Coordenador do Cerof, Marcos Ávila, ressaltou a importância da ação que vai permitir que o atendimento para a população carente continue. “Existe uma luz por trás disso tudo que se chama enxergar, ” pontuou. A reforma do Cerof deve ser concluída em um ano e, segundo Ávila, vai transformar o Cerof - que já é referência na região Centro-Oeste - na melhor instituição oftalmológica pública do país. O médico aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da prevenção, que pode evitar 70% dos casos de cegueira.
Diversas autoridades compuseram a mesa do evento que marcou a assinatura do Termo de Cooperação Técnica
Parceria
Presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, aplaudiu a parceria que resulta na reabertura do Centro Cirúrgico do HPM, localizado na Cidade Jardim, e na inclusão dos policiais militares e dependentes para consultas e cirurgias sem ônus para eles. “Essa junção de esforços entre as duas fundações vai gerar muitos benefícios para a PM goiana e a população em geral, ” garantiu. O Tenente-Coronel destacou a importância da novidade para o Centro Cirúrgico do HPM, que também vai captar doações de córneas para o Banco de Olhos do Cerof e obter conhecimento e experiência para implantar seu próprio serviço de oftalmologia.
A promotora de Justiça Marlen Gladys, da Curadoria de Fundações e Associações, agradeceu a todos os envolvidos que possibilitaram o convênio. Ela classificou a cerimônia como simbólica e um “encontro histórico de gigantes’ e elogiou as duas fundações envolvidas que, para ela, tem feito muita diferença.
Reitor da UFG, Orlando do Amaral, também afirmou que a assinatura do convênio é um momento histórico para as duas instituições e destacou que a universidade está de portas abertas para continuar o diálogo com a Fundação Tiradentes. “Essa parceria se inicia na oftalmologia, mas pode se expandir para muitas outras áreas”. O reitor da UFG lembrou que, se não fosse pelo acordo entre as duas fundações, o atendimento à população precisaria ser interrompido durante a reforma do Cerof, com grande prejuízo para a população. Segundo Orlando Amaral, os serviços oftalmológicos do Cerof começam a ser oferecidos no HPM a partir da próxima segunda-feira (22).
Reitor da UFG assina documento que oficializa acordo entre as duas fundações
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Cerof Parceria Última hora