Incubadora Social

Cooperativas apoiados pela Incubadora Social recebem doação de caminhões para coleta seletiva

En 10/06/15 11:24 .

A entrega será realizada na quinta-feira (11/06), às 15h, na sede da empresa que concederá os veículos

Incentivada e apoiada pela Incubadora Social da UFG, a Central das Cooperativas de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Unidos Somos Mais Forte, de Goiânia, recebe nesta quinta-feira (11/06), às 15h, cinco caminhões baú para coleta seletiva da indústria de alimentos Cargil. A doação dos caminhões é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta aplicado à empresa pelo Ministério Público do Estado de Goiás. A entrega será feita na sede da Cargil, localizada na Chácara do Retiro.


Segundo o diretor de comercialização da Central, José Iramar Souza, os caminhões serão encaminhados para as cooperativas integrantes da rede e utilizados na coleta de material reciclável. “Vamos concentrar nosso trabalho nos bairros próximos às cooperativas. Estaremos com isso dando suporte ao programa de coleta seletiva da prefeitura de Goiânia”, explica.

Iramar diz ainda que, na ocasião de entrega dos caminhões, um acordo com a prefeitura da cidade deve ser assinado, prevendo o apoio da administração municipal na manutenção dos veículos, bem como no abastecimento de combustível. “Queremos também contar com o suporte da secretaria do meio ambiente no trabalho de educação ambiental dos moradores dos bairros que serão assistidos pelos catadores”, completa.


Rede de cooperativas
Em uma iniciativa inédita no estado de Goiás, Goiânia passou a contar, a partir de outubro de 2013, com uma rede de cooperativas de materiais recicláveis. Intitulada de Rede Uniforte, a central reúne hoje sete cooperativas: Cooperativa de Reciclagem de Lixo (Cooprec), Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis Mãos Dadas (Coocamare), Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável “Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente” (Cooper Rama), Cooperativa Meio Ambiente Saudável (Cooper Mas), Cooperativa Família Feliz (Cooper Fami), Cooperativa Guarani e Associação dos Catadores de Material Reciclável Ordem e Progresso (Acop).


A Rede reúne hoje cerca de 200 catadores, com um único objetivo: se fortalecer enquanto empreendimento de economia solidária de geração de trabalho e renda. Com princípios de colaboração mútua, a rede vai buscar elevar a produção e o maior rendimento dos catadores de materiais recicláveis de Goiânia e da Região Metropolitana, no intuito de possibilitar a melhoria da qualidade de vida de seus participantes.

Fuente: Incubadora Social UFG

Categorías: Última hora Incubadora Social UFG coleta seletiva