UFG recebe visita do secretário de Educação Superior do MEC
Representantes do Ministério da Educação conheceram infraestrutura do câmpus Samambaia
Texto: Camila Godoy
Fotos: Carlos Siqueira
Na tarde desta sexta-feira, 05/06, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias, e o diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria, Dilvo Ilvo Ristoff, visitaram o Câmpus Samambaia da UFG. Os representantes do MEC vieram a Goiânia para participarem do 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) e, a convite do reitor da UFG, Orlando Amaral, conheceram os prédios e as obras desenvolvidas no câmpus.
Jesualdo Pereira Farias ficou impressionado com a qualidade das construções na UFG e em como, segundo ele, a Universidade soube aproveitar os recursos do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). “Tantas vezes os jornais falam sobre sucateamento das universidades federais, mas aqui não faz o menor sentido o uso dessa palavra. É muito gratificante perceber a materialização dos benefícios do Reuni e nossa missão é dar o testemunho do que deu certo”, defendeu.

Reitor apresenta fotos do Câmpus Samambaia que mostram a expansão ocorrida nos últimos anos
O secretário também destacou os desafios para os próximos anos e as perspectivas para que a expansão do ensino superior continue acontecendo. “Já estamos trabalhando para garantir os orçamentos de 2016 dos programas do Ministério para as universidades federais. Elas são essenciais para o desenvolvimento do país e da educação brasileira”. Segundo Farias, apesar do corte nos orçamentos deste ano para os ministérios, na Educação uma das principais prioridades foi a manutenção da assistência estudantil.
Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, o cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê uma expansão ainda maior do que a proporcionada pelo Reuni, só será possível com o aumento do financiamento para contratação de pessoal e expansão física. “Atualmente, apenas 16% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados nas universidades brasileiras. A meta do PNE é dobrar esse número até 2024. O cumprimento desse plano é fundamental para que nosso país tenha melhores condições de avançar no desenvolvimento social, científico e tecnológico”, afirmou.
O reitor aproveitou o encontro para apresentar a equipe gestora da Universidade e para explicar alguns avanços conquistados nos últimos anos. Para ele, a visita do secretário e do diretor estabelece um canal de comunicação entre a Universidade e o Ministério: “Jesualdo Pereira Farias é ex-reitor da Universidade Federal do Ceará e ex-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, uma pessoa extremamente aberta que se colocou à disposição para ampliar o diálogo conosco. A UFG só tem a ganhar com isso”.
Participaram também do encontro o pró-reitor de Graduação, Luiz Mello, o pró-reitor de Pós-Graduação, José Alexandre Diniz, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Maria Clorinda Fioravanti, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Giselle Ottoni, o pró-reitor de Administração e Finanças, Carlito Lariucci, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Geci José Pereira, o pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Elson Ferreira de Morais, o coordenador de Assuntos Institucionais da Reitoria, Nelson Cardoso Amaral, o coordenador de Assuntos Políticos da Reitoria, Tasso de Sousa Leite, e a assessora da reitoria Sandramara Matias.

Equipe gestora da UFG conversa com o secretário de Educação Superior do MEC
54º Congresso da União Nacional dos Estudantes
O 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes, que acontece em Goiânia, de 3 a 7 de junho, reuniu autoridades e estudantes. Representantes da UFG participaram da programação em diversas mesas-redondas. O reitor Orlando Amaral, ao lado do secretário de Educação Superior do MEC, discutiu A nova composição social nas universidades: os desafios para inclusão democrática no ensino superior brasileiro. O pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Elson Ferreira de Morais, participou do debate Quem entrou quer ficar, a luta por assistência estudantil e a coordenadora de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Flavia Maria Cruvinel, debateu A relação entre cultura e universidade.

Reitor da UFG participa de debate sobre a nova composição social nas universidades

O pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária da UFG, Elson Ferreira de Morais, participou de mesa-redonda sobre assistência estudantil
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Última hora UNE MEC destaque
