serviços faculdade de odontologia

Faculdade de Odontologia da UFG oferece atendimento à população

Em 20/05/15 09:04.

Pacientes são avaliados e tratados por alunos de graduação e pós, supervisionados por professores

Texto: Angélica Queiroz

 

Por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), a Faculdade de Odontologia (FO) da UFG presta serviços à comunidade em geral. Os atendimentos são encaminhados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, mas o próprio paciente também pode procurar diretamente o Serviço de Atendimento ao Público (SEAP) da FO para solicitar algum tratamento específico ou de emergência.

Na primeira consulta é feita uma triagem que define as necessidades do paciente e o encaminha para a consulta de diagnóstico e planejamento, onde podem ser solicitados exames complementares. Os retornos são agendados na carteirinha que todos os pacientes recebem no SEAP e devem trazer com eles em todos os atendimentos.  Se o paciente tiver duas faltas sem justificativa ou não concordar e não colaborar com o tratamento proposto poderá perder a vaga.

A FO possui três ambulatórios para atendimento, além da Clínica de Emergência, a Clínica da Pós Graduação e o Centro Goiano de Doenças da Boca (ver abaixo). Os pacientes são atendidos pelos acadêmicos do curso de Odontologia, que são orientados pelos professores e auxiliados por funcionários da faculdade. A FO também oferece exames e cirurgias ambulatoriais, que também são encaminhados pelo SUS, com limite de vagas.

Em casos de dor, hemorragia e traumas na boca o paciente deve solicitar atendimento de urgência no SEAP pelo telefone 3209 6068 ou pessoalmente na entrada principal do prédio da FO, no Setor Universitário. Os pacientes de atendimento de rotina são previamente selecionados pela regulação do SUS e de acordo com as necessidades para o ensino no curso.

atendimento odonto

Ambulatórios onde são realizados os atendimentos ficam no prédio da Faculdade de Odontologia, no câmpus Colemar Natal e Silva

Centro Goiano de Doenças da Boca

Fundado em 1998, o CGDB tem o realiza diagnóstico e tratamento de lesões da boca e tem como foco descobrir precocemente o câncer bucal. O Centro atende gratuitamente pacientes encaminhados do SUS e, no caso de consultas particulares, é cobrada uma taxa simbólica de R$50, com validade de três meses. O CGDB recebe atualmente pacientes encaminhados de todo o estado de Goiás, além do Norte e Nordeste do país. Os pacientes são atendidos por professores e alunos de pós-graduação. Os alunos de graduação que se interessam por essa área também podem trabalhar no local se matriculando em disciplina optativa.

O CGDB, além de extensão, é formador de recursos humanos e referência em pesquisas na área. O Centro investe em práticas integrativas e complementares como acupuntura e laserterapaia que, comprovadamente, ajudam o paciente a responder positivamente ao tratamento com doses menores de medicamentes. Atualmente o CGDB está trabalhando com um projeto de mapeamento sobre o câncer de boca no estado de Goiás e oferecendo atividades de capacitação de dentistas e agentes de saúde para serem “desconfiadores refinados” e, assim, identificar precocemente o câncer.

Confira o Manual do Usuário no link

Veja as dúvidas frequentes

Fonte: Ascom

Categorias: Serviço Faculdade de Odontologia destaque Última Hora