
Aula Magna na UFG discute rumos das teorias da comunicação
O professor da Universidade do Vale dos Sinos do Rio Grande do Sul, José Luiz Braga, falou sobre a importância de se construir um campo teórico para a área
Texto: Lorena de Sousa
Fotos: Caroline Almeida
José Luiz Braga, professor da Universidade do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul (Unisinos), ministrou na última segunda-feira, dia 11/05, a aula magna do mestrado em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG. Na ocasião, o professor trouxe o tema “Como nossas pesquisas pensam o campo da Comunicação?”.
José Luiz Braga destacou a importância da discussão dentro do campo de comunicação, já que este ainda se encontra em construção. “Não temos grandes teorias ou pais fundadores. Enquanto pesquisadores, nós somos os produtores de teoria e não podemos ser exclusivamente usuários delas”, afirmou.
José Luiz Braga defendeu a autonomia para a criação de teorias na área da Comunicação
Segundo o professor, é importante retirar o conhecimento comunicacional do domínio das outras ciências. O pesquisador acredita que o caminho para isso é a elaboração de teorias específicas para a comunicação.
Durante a aula, José Luiz Braga defendeu também o empirismo nas pesquisas científicas e reconheceu que é difícil assumir o risco de formular novas teorias, que construam um novo campo para a comunicação, mas garantiu que muitas pesquisas já caminham para isso.
Além dos professores da unidade, alunos e ex-alunos do Mestrado em Comunicação estavam presentes na aula. A coordenadora do programa de pós-graduação, Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, e diretor da FIC, Magno Medeiros, também participaram do encontro.
Aula Magna reuniu professores, alunos e ex-alunos do Mestrado em Comunicação
Parceria
Para Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, os futuros mestres precisam desenvolver uma percepção ampliada do campo, dos projetos de pesquisa e do desenvolvimento das pesquisas, e a escolha do professor Braga se deu justamente por isso.
Ana Carolina Temer afirmou que Braga é um antigo parceiro do programa. “Nada mais justo que ele seja o nome escolhido pra esse momento. Braga é um pesquisador brasileiro reconhecido pelos grandes nomes da área como alguém que pensa além do imediato, que formula teorias, que conceitua e que dá contribuições significativas para o campo”, afirmou.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Última hora Aula Magna Comunicação Mestrado em Comunicação José Luiz Braga Destaque