Calouros participam de debate sobre assistência estudantil
Atividade teve representantes da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária da UFG e de moradores da Casa do Estudante Universitário
Texto: Caroline Almeida
Fotos: Carlos Siqueira
Na tarde desta terça-feira, 24/02, durante o "Chegaê UFG", evento organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para recepcionar os calouros da Universidade, foi realizado um debate sobre assistência estudantil. O objetivo da atividade era apresentar a realidade das ações de assistência voltadas para a comunidade universitária e esclarecer quaisquer dúvidas dos estudantes. Participaram do debate o Pró-Reitor de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom), Elson Ferreira de Morais, e os moradores e coordenadores da Casa do Estudante Universitário I (CEU I), Rodrigo Shayath e Rafael Ramos. O pró-reitor Adjunto da Procom, Joaquim Leite de São José, também esteve presente no evento.

Da esquerda para direita, os coordenadores da CEU I, Rafael Ramos e Rodrigo Shayath, e o pró-reitor da Procom, Elson Ferreira de Morais
Durante a atividade, foram mencionadas carências ainda existentes na Universidade, como a falta de vagas suficientes para atender à demanda por moradia estudantil, bolsa alimentação e bolsa permanência. Segundo o pró-reitor da Procom, é necessário expandir o número de vagas, principalmente com o aumento de estudantes oriundos de outras cidades, devido à adesão integral ao SiSU, neste ano, como forma de ingresso na UFG. Além disso, Elson Ferreira afirmou que é preciso buscar uma solução para o caso das Regionais Catalão, Goiás e Jataí, que não possuem locais para a oferta de moradia. “É uma solução que está sendo buscada pela UFG, pois há limites físicos nessas cidades e temos que trabalhar com outras possibilidades”, disse.
O pró-reitor da Procom destacou também que nenhum estudante inserido no programa de Bolsa Permanência na UFG deverá realizar qualquer contrapartida para ter assegurada a assistência social, enfatizando que se trata de um direito dos estudantes.
Atualmente, a UFG oferece à comunidade acadêmica programas de bolsa alimentação, bolsa permanência, moradia estudantil, incentivo à participação do estudante em eventos científicos e culturais, serviços odontológicos, serviços de nutrição, Centro de Saúde, Centro de Esportes, entre outros.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Debate Recepção dos calouros Última hora PROCOM
