Aula Câmpus Aparecida

Câmpus Aparecida realiza aula inaugural de novos cursos

On 24/02/15 14:15 .

Diversas autoridades receberam os novos graduandos em Engenharia de Transportes e Geologia, cursos inéditos na UFG, e Engenharia de Produção 

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

 

O Câmpus Aparecida de Goiânia da UFG recebeu diversas autoridades na manhã desta terça-feira, 24/02, para a aula inaugural dos cursos de Engenharia de Transportes e Geologia, inéditos na Universidade, e Engenharia de Produção.

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, a criação dos novos cursos é de extrema importância para o desenvolvimento do Estado e do País, resultado da expansão das universidades públicas brasileiras. Ele lembrou que a instituição dobrou de tamanho em sete anos e não é mais elitista e branca. “Hoje a universidade pública tem mais a cara do Brasil”, pontuou.

Orlando Amaral lembrou ainda que a UFG foi a sexta universidade pública mais procurada pelos alunos na última edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). “O Câmpus Aparecida de Goiânia é parte do crescimento desta Universidade que consolidou sua presença em todo o Estado”, destacou o reitor que também fez questão de deixar uma mensagem otimista em relação ao momento de crise que o País vive atualmente. “Temos um futuro enorme pela frente e vamos levar o nome da UFG a degraus cada vez mais altos”, afirmou.

Reitor durante Aula Inaugural do Câmpus Aparecida

Reitor da UFG, Orlando Amaral, enfatiza importância dos novos cursos

O superintendente executivo de Desenvolvimento Regional do Estado de Goiás, Danilo de Freitas, também prestigiou o evento e falou em nome do governador Marconi Perillo. Para ele, a criação dos novos cursos é mais um grande passo da UFG. “Além de oportuna e estratégica, essa decisão mostra sintonia da Universidade com os mercados brasileiro e goiano”, disse.

 

Engenharia de Transportes

O diretor de Informações em Transportes, do Ministério dos Transportes, Marcelo Sampaio Cunha Filho, foi o convidado de honra da manhã e ministrou palestra sobre o Sistema Nacional de Transportes. A apresentação do diretor foi direcionada especialmente aos calouros do curso de Engenharia de Transportes, o primeiro em uma universidade pública brasileira. Ele destacou a importância do estágio, das empresas juniores e dos projetos de extensão na formação dos alunos. “Os estudantes devem aproveitar a graduação para terem uma visão do todo antes de optarem por uma área específica”, aconselhou.

diretor de informações em transportes, do Ministério dos Transportes, Marcelo Sampaio Cunha Filho

Marcelo Sampaio Cunha Filho comemorou o início do curso de Engenharia de Transportes e orientou os estudantes

 

Geologia

A coordenadora do curso de Geologia, Teresa Cristina Siqueira, falou do crescimento da produção mineral brasileira e goiana e ressaltou que a criação do curso na UFG é uma grande oportunidade para todos. Geólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) desde 1994, o superintendente regional de Goiânia, Luiz Fernando Magalhães, vê a criação do curso como a realização de um sonho. “No atual cenário, a sociedade nos exige uma ampla compreensão da Geologia. É um desafio enorme, mas aqui será a nossa casa agora. Esse curso vai garantir base científica, tecnológica e de formação para Goiás”, afirmou.

 Aula inaugural do Câmpus Aparecida

Diversas autoridades, professores e alunos participaram da aula inaugural do Câmpus Aparecida de Goiânia da UFG

 

Quelle: Ascom UFG

Kategorien: Última hora Aparecida de Goiânia destaque