Câmpus Aparecida realiza aula inaugural de novos cursos
Diversas autoridades receberam os novos graduandos em Engenharia de Transportes e Geologia, cursos inéditos na UFG, e Engenharia de Produção
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Carlos Siqueira
O Câmpus Aparecida de Goiânia da UFG recebeu diversas autoridades na manhã desta terça-feira, 24/02, para a aula inaugural dos cursos de Engenharia de Transportes e Geologia, inéditos na Universidade, e Engenharia de Produção.
Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, a criação dos novos cursos é de extrema importância para o desenvolvimento do Estado e do País, resultado da expansão das universidades públicas brasileiras. Ele lembrou que a instituição dobrou de tamanho em sete anos e não é mais elitista e branca. “Hoje a universidade pública tem mais a cara do Brasil”, pontuou.
Orlando Amaral lembrou ainda que a UFG foi a sexta universidade pública mais procurada pelos alunos na última edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). “O Câmpus Aparecida de Goiânia é parte do crescimento desta Universidade que consolidou sua presença em todo o Estado”, destacou o reitor que também fez questão de deixar uma mensagem otimista em relação ao momento de crise que o País vive atualmente. “Temos um futuro enorme pela frente e vamos levar o nome da UFG a degraus cada vez mais altos”, afirmou.

Reitor da UFG, Orlando Amaral, enfatiza importância dos novos cursos
O superintendente executivo de Desenvolvimento Regional do Estado de Goiás, Danilo de Freitas, também prestigiou o evento e falou em nome do governador Marconi Perillo. Para ele, a criação dos novos cursos é mais um grande passo da UFG. “Além de oportuna e estratégica, essa decisão mostra sintonia da Universidade com os mercados brasileiro e goiano”, disse.
Engenharia de Transportes
O diretor de Informações em Transportes, do Ministério dos Transportes, Marcelo Sampaio Cunha Filho, foi o convidado de honra da manhã e ministrou palestra sobre o Sistema Nacional de Transportes. A apresentação do diretor foi direcionada especialmente aos calouros do curso de Engenharia de Transportes, o primeiro em uma universidade pública brasileira. Ele destacou a importância do estágio, das empresas juniores e dos projetos de extensão na formação dos alunos. “Os estudantes devem aproveitar a graduação para terem uma visão do todo antes de optarem por uma área específica”, aconselhou.

Marcelo Sampaio Cunha Filho comemorou o início do curso de Engenharia de Transportes e orientou os estudantes
Geologia
A coordenadora do curso de Geologia, Teresa Cristina Siqueira, falou do crescimento da produção mineral brasileira e goiana e ressaltou que a criação do curso na UFG é uma grande oportunidade para todos. Geólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) desde 1994, o superintendente regional de Goiânia, Luiz Fernando Magalhães, vê a criação do curso como a realização de um sonho. “No atual cenário, a sociedade nos exige uma ampla compreensão da Geologia. É um desafio enorme, mas aqui será a nossa casa agora. Esse curso vai garantir base científica, tecnológica e de formação para Goiás”, afirmou.

Diversas autoridades, professores e alunos participaram da aula inaugural do Câmpus Aparecida de Goiânia da UFG
Quelle: Ascom UFG
Kategorien: Última hora Aparecida de Goiânia destaque
