trote solidário

Doe sangue e participe do Trote Solidário 2015

On 02/24/15 12:07 .

Ação acontece até dia 25/02 no Câmpus Samambaia

Texto: Thaíssa Veiga

Com o objetivo de incentivar a integração e recepção dos calouros, a Liga Acadêmica de Educação em Saúde (Laes), com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e de Graduação (Prograd) e dos diretórios e centros acadêmicos da UFG, promovem até amanhã (25/02) a campanha “Trote Solidário”.

O doador que tiver interesse em participar da campanha deve procurar o ônibus de coleta externa do Hemocentro, durante os dias 24 e 25 de fevereiro, das 8 às 16 horas, no Centro de Convivência (CC), localizado no Câmpus Samambaia.

A coleta é coordenada pelo Hemocentro de Goiás (Hemog). Segundo o diretor administrativo do Hemog, Arione José de Paula, o “Trote Solidário” demonstra a preocupação com ações produtivas na busca por doação de sangue. “Precisamos manter essas campanhas ao longo do ano, essa parceria do Hemocentro com a UFG é ideal, pois ajuda a salvar vidas”, destacou. A estimativa é que a campanha receba mais de 200 voluntários para doação de sangue, sendo que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Para o diretor da Laes, José Augusto Rodrigues Silva, a campanha foi pensada para as doações conciliarem com a entrada dos calouros na universidade. “No ano passado, a Laes já havia realizado doações de sangue, mas percebemos que o evento tinha potencial para crescer, por isso pensamos no "Trote Solidário”. A partir disso, essa ação foi viabilizada com a entrada dos calouros na UFG”, disse.

Para o estudante de Letras, Patrick Fontanella Silva, a campanha desmistifica a imagem negativa que os trotes possuem. "Esta é uma época do ano, logo após o carnaval, em que ocorrem muitos acidentes, é importante estarmos doando sangue”, ressaltou. 

Já a auxiliar de Pessoal da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Yara Campos Santana, confessa que o medo a impedia de doar: "Sempre tive vontade de doar, mas por medo ainda não havia feito. Agora percebo que estou ajudando as pessoas, salvando uma vida, isso é muito bom". 

Quem pode doar?

  • Para doar sangue é preciso ter entre 16* e 69 anos incompletos;
  • pesar mais de 50 kg;
  • estar bem de saúde;
  • portar um documento de identidade oficial com foto.

Observação: É muito importante estar alimentado no dia da doação, evitando a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

A coordenadora da coleta externa do Hemocentro, Marina Carvalho, explica que o processo para doação consiste em cinco etapas, que dura em torno de 25 minutos: 1) recepção aos doadores - realização do cadastro com todos os dados pessoais; 2) triagem hematológica - verificação da altura, do peso, da temperatura e da hemoglobina; 3) clínica - levantamento do histórico da pessoa e verificação de aptidão para doação; 4) realização da doação e 5) lanche fornecido pelo Hemocentro.

Trote Solidário

Além da doação de sangue, essa campanha incentiva a arrecadação de alimentos, entre os dias 23 e 27 deste mês. Os pontos de coleta de alimentos estarão disponíveis no Câmpus Samambaia, na coordenação do Instituto de Ciências Biológicas IV (ICB-IV), e, no Câmpus Colemar Natal e Silva, na Faculdade de Nutrição (Fanut), localizada na Praça Universitária.

 

*Jovens de 16 e 17 anos podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal

 

Source: Ascom/UFG

Categories: Última hora Trote solidário destaque