Estudantes de Biomedicina concluem o I Curso Prático de Introdução as Análises Clínicas
Curso foi ofertado como disciplina de verão para graduandos do 7º período
Texto: Alex Maia
Fotos: Laís Brito
O I Curso Prático de Introdução as Análises Clínicas do curso de Biomedicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve suas atividades encerradas na última segunda-feira (09/02) com a entrega dos certificados de conclusão aos alunos participantes. A cerimônia de encerramento aconteceu no anfiteatro do prédio I do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), localizado no Câmpus Samambaia.
Com apenas 44 horas de duração, o curso foi ofertado em forma de disciplina de verão para os alunos do sétimo período de Biomedicina. As aulas práticas tiveram como objetivo a capacitação dos alunos para operar o Laboratório de Análises Clínicas de Ensino e Saúde (Laces). Além disso, o curso propiciou a aprendizagem metodológica e técnica do trabalho dentro de um laboratório, a partir de uma abordagem pedagógica diferente da que era vista pelos alunos em seus respectivos estágios.

Durante a cerimônia, os estudantes receberam o certificado de conclusão do curso
A diretora do Laces, Denise da Silva Pinheiro, comentou sobre a importância do curso para os estudantes que estão no processo de conclusão da graduação e que já podem ir a campo por meio dos estágios supervisionados. “Esse curso foi feito justamente para introduzir os alunos nas análises clínicas dentro de um laboratório próprio do curso de Biomedicina”, pontuou.
Apesar de estar completamente equipado, o Laces ainda não estará em funcionando imediatamente. O laboratório ainda necessita de pessoal para diversas ocupações dentro das instalações e de verba para iniciar os trabalhos. A expectativa é de que o Laces esteja em plena atividade a partir do segundo semestre deste ano. O espaço funcionará como um “laboratório escola” que atenderá toda a região norte de Goiânia.

Completamente equipado, Laces deve ser entregue à comunidade acadêmica no segundo semestre desse ano
Além dos formandos, participaram da ocasião o diretor do ICB, Reginaldo Nassar Ferreira, o coordenador do curso de Biomedicina, Gustavo Rodrigues Pedrini, e o presidente do Conselho Regional de Biomedicina, Rony Marques Castilho. Também estiveram presentes, o professor de Biomedicina Renan Nunes Leles, responsável por ministrar as aulas do I Curso Prático de Introdução as Análises Clínicas, e a diretora do Laces, Denise da Silva Pinheiro. Os convidados fizeram pronunciamentos referentes à primeira atividade prática realizada no Laces e, posteriormente, entregaram os certificados aos alunos concluintes do curso.
Fuente: Ascom UFG
Categorías: biomedicina Curso Última hora
