Capa reunião com Ministros

Diretoria Executiva da Andifes apresenta demandas a ministros

En 22/01/15 14:52 .

O reitor da UFG participou junto a Diretoria da Andifes de reuniões com o Ministro da Educação e Ministro de Minas e Energia no dia 21/01

O reitor da UFG, Orlando Amaral, como membro da Diretoria Executiva da Andifes, participou nesta quarta-feira, 21 de janeiro, de reuniões com os Ministros Cid Gomes da Educação, e Eduardo Braga de Minas e Energia. Eles entregaram documentos aos dois ministros com as demandas relativas ao ensino superior no país.

Reunião com Ministro da Educação

Ao Ministro da Educação, Cid Gomes, foi entregue documento ressaltando os anseios dos reitores, representando as universidades federais, com relação a pasta da Educação. Entre elas uma maior autonomia do Ministério da Educação e, consequentemente, das políticas de educação, a execução do Plano de Desenvolvimento das Universidades, um novo ciclo de expansão planejado, com foco na excelência e com o objetivo de cumprir as metas do PNE. Também foi solicitado a continuidade de programas relacionados a pós-graduação, a assistência estudantil, internacionalização e dimensionamento de pessoal (professores e técnico-administrativos), entre outras demandas.

 

Reunião com Ministro de Minas e Energia

Já ao Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, foi proposto a criação de um plano coordenado nacionalmente pelo Ministério e a Andifes, para racionalização e eficiência no uso de energia pelas instituições universitárias, que possa também ser replicado a outros órgãos públicos. Considerando que a maioria das universidades federais já estabeleceram parcerias com as empresas de energia, subordinadas ao MME, uma segunda frente seria a criação de mecanismos, incentivos e espaços de interlocução permanentes com objetivo de ampliar as condições e diversificar as áreas desses relacionamentos. Também foi levantado que a inclusão de outros órgãos de governo nessa interação, como as agências reguladoras e especialmente o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), podem dar maior escala e qualidade nessas parcerias.

Fuente: Ascom UFG e Andifes

Categorías: Última Hora ministros MEC Minas e Energia Andifes Orlando Amaral