
UFG concede título de professor emérito a docente do IME
Genésio Lima Reis foi pró-reitor de Extensão e de Planejamento, sendo atualmente professor voluntário da UFG
O auditório da Biblioteca Central da UFG foi cenário na noite de quarta-feira, 12 de novembro, da assembleia universitária para entrega do título de professor emérito a Genésio Lima dos Reis, docente do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Aposentado em 2010, aos 70 anos, tornou-se professor voluntário na UFG desde então. Professores, técnico-administrativos, familiares e amigos presenciaram o momento de homenagem, concedida em consideração aos relevantes serviços prestados na formação de pessoas como professor e pesquisador do curso de Matemática da UFG.
Ao início da cerimônia, o professor Genésio Lima dos Reis foi conduzido à mesa diretiva acompanhado da pró-reitora adjunta de Graduação, Gisele Gusmão, que foi orientada por ele durante o mestrado, e de sua ex-aluna, mestranda da Pós-Graduação em Matemática, Lucyjane de Almeida Silva. A indicação da honraria foi feita pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (Prodirh), Geci José Pereira da Silva e por professores do IME.
Reitor da UFG faz a leitura da outorga do título de professor emérito à Genésio Lima dos Reis
Em uma apresentação da carreira do homenageado, o ex-diretor do IME, Ronaldo Alves Garcia, também seu antigo orientando, mencionou o pioneirismo do professor emérito, sendo o primeiro formando do curso de licenciatura em Matemática da turma de 1962, no antigo Instituto de Matemática e Física (IMF), e também primeiro da unidade acadêmica a receber título de mestre e doutor. Orientou ao todo seis dissertações de mestrado, foi chefe do Departamento de Matemática e coordenador de pós-graduação. O emérito recebeu homenagens em diversas turmas do curso de matemática e foi responsável pela tradução de três obras de matemáticos renomados.
Com um tom descontraído, o atual diretor do IME, Maurício Donizetti, destacou o bom humor do professor e a forma como conduzia suas aulas, sempre elogiadas pelos estudantes, além de seu papel na qualificação dos professores do antigo IMF. “Certamente sua forma de ensinar influenciou gerações de estudantes, muitos deles colegas atualmente”, comentou.
Emocionado com a honraria, o professor emérito, Genésio Lima Reis, agradeceu aos colegas pela contribuição em sua carreira e pelos trabalhos realizados em conjunto durante sua participação na gestão da UFG como pró-reitor de Extensão e pró-reitor de Planejamento, cargo que hoje corresponde ao de pró-reitor da Prodirh. “Nessa noite de alegria quero compartilhar esse prêmio com todos os que participaram da minha vida universitária”, declarou honrado.
Bem humorado e acompanhado da esposa e filhos, o professor emérito agradeceu o companheirismo dos familiares e o papel que tiveram em sua trajetória
Durante a celebração, também recordou a memória de seus pais, que o criou “com exemplos de amor e dedicação”, e chamou sua esposa, com quem está casado há 50 anos, e filhos, a se reunirem ao seu lado para dedica-los o momento. Ao final de seu discurso, o professor emérito foi homenageado pelos amigos do Lions Clube de Goiânia e aproveitou para mostrar seus talentos musicais como gaitista ao apresentar uma canção, ao lado de seu irmão, composta quando presidente do clube.
Uma das grandes realizações do professor na universidade foi a elaboração do sistema para registro dos Relatórios de Atividades Docentes (RADOC’s), instrumento de administração acadêmica em vigência na UFG. Por essas e outras contribuições, o reitor da UFG, Orlando Amaral, parabenizou-o e ressaltou seu respeito como matemático, pesquisador e administrador. “Genésio ajudou-nos a escolher os caminhos para que a UFG se tornasse uma das maiores e melhores universidades do país”, finalizou a cerimônia.
Também participaram da ocasião o ex-reitores da UFG e professores eméritos, Joel Pimentel de Ulhôa e Milca Severino Pereira
资源: Ascom UFG
类别: Última hora Títulos e Honrarias professor emérito Instituto de Matemática e Estatística