Alcoolismo entre idosos foi assunto de conferência no Conpeex

Alcoolismo entre idosos foi assunto de conferência no Conpeex

在 06/11/14 16:34 上。

Palestra destacou a necessidade de envolvimento familiar

Texto: Caroline Almeida

Foto: Carlos Siqueira

O Alcoolismo no Contexto Familiar da Pessoa Idosa foi o tema da conferência realizada na tarde desta quarta-feira (05/11) no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. A apresentação, realizada pela professora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ana Elisa Bastos Figueiredo, integrou a programação do último dia do 11º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex), iniciado na segunda-feira (03/11).

Voltada para a compreensão dos problemas causados pelo álcool em pessoas de idade avançada, a palestra trouxe conceitos sobre alcoolismo, apresentação de políticas relacionadas à dependência e discussão de formas de prevenção. Um dos pontos principais da fala da palestrante foi sobre o sofrimento familiar. “O sentimento da família é fundamental na rede de negociação durante o tratamento. São pessoas que sofrem junto ao idoso, que, quase sempre, admite não querer estar naquela situação”, disse.

Alcoolismo entre idosos foi assunto de conferência no Conpeex

Professora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ana Elisa Bastos Figueiredo, em apresentação no 11º Conpeex

Além do apoio psicológico, o comportamento dos familiares diante do problema pode influenciar diretamente no dia a dia do dependente, segundo a professora Ana Elisa Bastos. Por isso, é necessário que os parentes compreendam seu papel no tratamento. “É necessário estimular a inclusão, a aceitação e a reinserção do idoso no plano social. O objetivo das intervenções familiares é melhorar o ambiente em que o idoso está e a dinâmica em torno dele”.

A palestrante enfatizou que é necessário deixar de lado preconceitos construídos culturalmente, para que pessoas de idade avançada consigam maior suporte para enfrentar o problema. “As políticas públicas brasileiras têm que ser construídas analisando com cuidado a questão cultural a respeito do alcoolismo entre os idosos. Ainda há muita falta de atenção no tratamento, tanto do lado médico quanto popular”, ressaltou.

 

资源: Ascom UFG

类别: Última hora Conpeex 2014 alcoolismo