Espaço Saúde orienta população em Shopping Center da cidade
Evento integra atividades do Conpeex e atendeu cerca de 10 mil pessoas
Texto: Angélica Queiroz
Foto: Carlos Siqueira
Nesta terça-feira (4), das 8h às 17h30, o estacionamento do Araguaia Shopping foi palco do I Espaço Saúde Universidade Federal de Goiás (UFG). Cerca de 200 alunos dos cursos da área da saúde da UFG – Biomedicina, Biotecnologia, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Educação Física e Nutrição – atenderam aproximadamente 10 mil pessoas que passavam pelo local. Foram oferecidas vacinas, exames e orientação sobre qualidade de vida, prevenção e tratamento de diversas doenças.

O projeto de extensão foi coordenado pelo professor da Faculdade de Enfermagem (FEN) Marcos André de Matos e pela professora Claci Fátima Weirich Rosso da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Segundo Marcos, há alguns anos existe a ideia de montar um espaço como esse dentro da programação do Congresso de Ensino, Pesquisa, e Extensão (Conpeex) da UFG. “Esse ano, graças ao apoio da Proec finalmente foi possível realizar o I Espaço Saúde”, comemora.

O professor destaca que parcerias com o Araguaia Shopping, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e o apoio do Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Agravos Infecciosos (NECAIH) da UFG foram fundamentais para a realização do evento. Segundo ele, o evento atendeu as expectativas e deve continuar nos próximos anos de Conpeex. No entanto, ele pede maior engajamento dos professores em projetos desse tipo. “A extensão tem ganhado muito espaço na UFG, mas muitos professores ainda não perceberam a importância disso. Espero contar com mais colegas nas próximas edições. É gratificante ver o sorriso da população e vale muito a pena,” garante.
"Isso aqui não e assistencialismo. Oferecemos cuidado”
Marcos conta que inicialmente o plano era o de montar dez estações de atendimento. No entanto, segundo ele, a organização do Espaço mudou de ideia porque a população ainda não tem afinidade com a saúde preventiva. “Se colocamos separado as pessoas procuram só os exames. Dessa forma conseguimos realizar uma sequência de atendimentos e falar também de prevenção,” explica Marcos.
Ele ressalta que com esse tipo de iniciativa não só a população, mas os alunos, aprendem bastante. “Os alunos dos núcleos de pesquisa são sedentos por esse tipo de evento que os prepara na pratica para lidar com o paciente no mercado de trabalho. Além disso é gratificante para todos que trabalham essa contribuição social. Isso aqui não é assistencialismo. Oferecemos cuidado,” explica.
A aluna do sexto período do curso de enfermagem, Sarah Sodré Dias, foi uma das que participaram do evento. Ela e colegas realizaram uma simulação de primeiros socorros, atraindo a atenção de quem passava pelo local. Para a estudante esse tipo de atividade é muito importante. “Essa proximidade da universidade com a comunidade faz parte da academia, afinal a gente estuda pra isso. Aqui todo mundo aprende,” afirma.
Eva Flores Sacramento, dona de casa, 62 anos, passava pelo local e parou para ver o que estava acontecendo. Recebeu diversas dicas, realizou exames e aprovou a iniciativa. “Achei ótimo. Quase não saio de casa e não tenho tempo de ir ao posto de saúde para me prevenir. Tive a sorte de vir aqui logo hoje. Esclareci muitas dúvidas e recebi orientações porque a minha pressão está alta. Foi de grande ajuda. Agora vou me cuidar mais”.
Leia mais sobre o 11º Conpeex:
Conpeex recebe Planetário Móvel
"Conhecimento, Inclusão Social e Desenvolvimento" é tema do Conpeex 2014
UFG inova com ações sustentáveis durante o Conpeex 2014
Conferência sobre má conduta em pesquisa é realizada no Conpeex
Secretário de Educação Superior participa da abertura do 11º Conpeex
Source: Ascom UFG
Catégories: Última hora Conpeex 2014 eSPAÇO sAÚDE
