
Órgão que discute ações afirmativas é inaugurado
Espaço tem o objetivo de consolidar interações entre CAF, UFGInclui e Prograd
Texto: Alex Maia
Fotografia: Carlos Siqueira
Na última quinta-feira (30 de outubro) foi inaugurado o Espaço Afirmativa. O espaço físico está localizado no Centro de Convivência da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Câmpus Samambaia, para desempenhar atividades da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF). A intenção da nova coordenação é consolidar as relações entre CAF, UFGInclui e a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD). As interações entre esses núcleos vai ocorrer por meio das coordenações de Inclusão e Permanência e Monitoria para que possam ser pensadas políticas de ações afirmativas na UFG.
A nova coordenadoria é reconhecida pela comunidade acadêmica desde o dia 21 de agosto, mas ainda não tinha um espaço físico para receber os estudantes que precisassem de orientações. A nova coordenadoria da instituição vai ter o papel de ouvir e dar soluções às demandas e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade na universidade.
A professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Luciene Dias, assume o papel de coordenadora do novo espaço. Para ela, “a inauguração do espaço Afirmativa é um ato simbólico: "e exatamente por ser simbólico, não é isolado. É consequência de um processo para construir uma universidade verdadeiramente diversa e que respeite a diferença”, afirma.
Professora Luciene Dias assume a coordenadoria da CAF
A decisão de criação da CAF aconteceu de forma unânime em uma das reuniões do Conselho Universitário (CONSUNI). A Coordenadoria de Ações Afirmativas terá ligação direta ao gabinete do Reitor, se mantendo permanentemente na estrutura política da universidade.
Quelle: Ascom UFG
Kategorien: CAF Ações Afirmativas Última hora