Grupo Gwaya abre inscrições para curso de contadores de histórias
O curso possui carga horária de 60 horas
Texto: Thaíssa Veiga
Estão abertas as inscrições para o curso de contadores de história do grupo Gwaya. As inscrições podem ser feitas na Rua 227 A nº 60 – Setor Leste Universitário (No Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte), no dia 16 de setembro das 18h às 21h. O valor do material a ser utilizado é de R$50,00. O curso tem a carga horária de 60h, separadas em: 40h de encontros presenciais, incluindo o estágio e, 20h dedicadas à preparação das histórias, com orientação a distância (via e-mail) a serem apresentadas como tarefa didática.
O curso tem início no dia 23/09 e se encerra em 02/12, o horário das aulas são das 19h às 22h, no Centro de Aulas D, sala 107 – da UFG (1ª avenida, entre o Hospital das Clínicas e a Praça Universitária).
A coordenadora do curso, Edvânia Rodrigues explica que o objetivo é incentivar a leitura através da fruição da literatura desenvolvida no processo de formação de novos contadores. “O curso inicia e amplia discussões teóricas e exercícios práticos de comunicação que envolva a arte cênica para contar histórias, fornecendo subsídios, por meio de atividades lúdicas, de estudo e de reflexão, que possibilitem aos cursistas se descobrirem contadores de histórias e se sentirem motivados a atuar como tal, em vários espaços sociais, focando prioritariamente a sala de aula”, completa a coordenadora.
Quem somos?
Composto por professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, UniEvangélica, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, Secretaria de Estado da Educação de Goiás e da comunidade em geral, o Grupo Gwaya que em Tupi Guarani significa: “irmãos, companheiros, pessoas que pisam o mesmo chão e que lutam pelo mesmo ideal”, é um grupo de extensão universitária da UFG de incentivo à leitura e a formação de contadores e mediadores de histórias.
Os espetáculos de histórias desenvolvidos pelo grupo são: Eros uma vez, História sapeca levada da breca e Histórias de todos os tempos. Segundo a coordenadora do grupo, a professora Edvânia Rodrigues, o grupo apresenta outros espetáculos, além desses tradicionais. “O grupo se apresenta em escolas de educação infantil, fundamental e médio, em universidades, eventos educacionais, técnicos etc”, ressalta a Edvânia Rodrigues. E podem participar professores, profissionais liberais, adolescentes e crianças.
Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: Última hora Cepae
