Aula inaugural 2014/2

Respeito às diferenças integra discussão da aula inaugural

In 21/08/14 13:09 .

Reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes, participou de atividade promovida pela Coordenação de Ações Afirmativas

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

Como a questão das diferenças étnico-raciais começa a entrar em cena na sociedade brasileira nas últimas décadas? Quais impactos e desafios a afirmação das identidades tem trazido no âmbito social e da universidade? Foi com essas questões que a reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), Nilma Lino Gomes, iniciou sua fala durante a aula inaugural do segundo semestre, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21 de agosto, no auditório Maria Telles Machado, na Biblioteca Central do Câmpus Samambaia.

A atividade realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenação de Ações Afirmativas (CAF), teve o apoio do Programa UFG Inclui e da Coordenação de Inclusão e Permanência. Com o tema Diferenças afirmadas e identidades respeitadas: novos desafios da universidade pública, a aula inaugural teve a presença do reitor da UFG, Orlando Amaral, e da coordenadora da CAF, Luciene Dias.

Aula inaugural

Coordenadora da CAF, Luciene Dias, fala sobre a importância da promoção de ações de inclusão na universidade 

Aprovada em maio na reunião do Consuni, a implantação da CAF objetiva a elaboração de ações estratégicas e políticas específicas para a promoção da igualdade dentro da universidade. Para o reitor da UFG, esse é um grande passo que se articula às políticas de inclusão e de cotas, que têm permitido uma mudança no perfil dos alunos ingressantes. “A universidade brasileira era tradicionalmente de elite, branca e localizada nas grandes metrópoles. Isso mudou de uns tempos para cá, sobretudo com a expansão das universidades federais que trouxe grande aumento no número de vagas”.

Uma novidade anunciada pelo reitor é que, com a adesão total da UFG ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a instituição aumentará os recursos para a assistência estudantil, o que contribuirá no investimento em medidas para a permanência de estudantes em vulnerabilidade social.

Organizar e institucionalizar as ações e práticas acadêmicas para pensar e compreender a afirmação das diferenças dentro da universidade são alguns dos grandes desafios considerados pela reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes. Primeira mulher negra a comandar uma universidade federal, Nilma Lino é pedagoga e dedicou sua carreira à atuação no campo das políticas afirmativas.

reitora

Reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes, considera necessárias mudanças na estrutura acadêmica para garantir o respeito às diferenças

Para ela, é necessária uma reeducação da sociedade para lidar com essas diferenças, já que esses processos, antes pensados somente por grupos militantes em fins da década de 1980, passaram a compor a realidade do País e também das instituições de ensino. “Hoje é possível dizer que a questão das diferenças das identidades ocupa outro lugar na sociedade brasileira tanto na esfera jurídica, quanto na política, na acadêmica e na mídia”, afirmou.

Segundo Nilma Lino, as lutas dos movimentos sociais têm possibilitado mudanças estruturais na sociedade, impactando na própria forma de produção do conhecimento trazido por esses sujeitos que passaram a integrar o contexto das universidades. A reitora considera que mesmo na tentativa de emancipação das diferenças, há uma regulação política e das relações sociais, desrespeitando as especificidades étnicas, sociais ou de gênero de cada grupo, ou ainda propagando práticas conservadoras: “a cada tentativa de regulação, os processos emancipatórios caminham”. Isso refletiria no próprio avanço da universidade.

A atividade encerrou com um debate promovido com alunos, professores e técnico-administrativos presentes sobre o assunto. A programação do dia teve continuidade no período da tarde com uma roda de conversa realizada na sede da CAF.

alunos aula inauguralAlunos participam de debate com reitora da Unilab

 

 

Fonte: Ascom UFG

Categorie: CAF Aula Inaugural última hora