Design Emocional: O que é?
Palestra foi realizada durante o NDesign
Texto: Thaíssa Veiga
Foto: Adriana Silva
Foi ministrada ontem (21/07), a palestra O Design emocional pelo professor Auresnede Pires Stephan. O objetivo da palestra era demonstrar que o foco do design de produtos deve ser o condicionamento que existe nas emoções do consumidor. O palestrante defendeu a importância de utilizar ferramentas de design para estimular o apelo emocional dos produtos.
Durante a palestra, o professor exemplificou que grandes marcas utilizam símbolos antigos para despertar a emoção dos consumidores. Segundo ele, “quando uma marca é construída, é evidente que as pessoas associam essa marca as suas emoções. E é pelas emoções que se torna possível obter a venda daquele produto”.
Atuante há 44 anos na área de Design, o professor também é consultor de Gestão de Design e coordenador de prêmios e mostras da área. Auresnede Stephan, que participa do evento desde a primeira edição, em 1991, contou que hoje grande parte das empresas tentam entender as emoções do seu cliente para depois começar a produção. “O designer tem que entender do homem, porque ele faz objetos para o homem”, completou.
Paula Buela, estudante do curso de Design de Produtos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que eventos como NDesign garantem a troca de experiência capaz de produzir novas ideias. “A palestra teve uma temática boa, mas poderia ter aprofundado um pouco mais e ter trazido uma visão mais atual”, comentou.
Para Thaynara Alves, estudante de Design Gráfico da UFG, a criação de design de produtos leva as emoções do criador para o objeto e deve ser canalizada para a venda dessa produção. “Isso é o desafio para o designer", concluiu.
Alberthy Coelho, estudante de Design de Produtos da Universidade Federal do Ceará (UFC), destacou que “o design trabalha com várias pessoas e nessa área a pessoa lida com a emoção”.
O NDesign 2014 acontece até o sábado dia 26/07. Para mais informações, acesse o site: http://ngoiania.com.br/

O professor Auresnede Pires Stephan alerta para a necessidade de identificar as emoções embutidas em produtos
Source: Ascom/UFG
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