UFG realiza Roda de Conversa sobre acessibilidade
A comunidade acadêmica discutiu problemas e sugeriu melhorias de acessibilidade na universidade
Texto: Camila Godoy
Fotos: Adriana Lima
A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou nesta sexta-feira, 13/06, uma Roda de Conversa sobre Acessibilidade. O encontro reuniu membros da equipe de gestão da universidade e alunos com necessidades especiais. Na ocasião, ações que estão sendo desenvolvidas e reivindicações por melhorias foram apresentadas.
De acordo com o reitor Orlando Amaral, a acessibilidade é uma missão da instituição. "Reconheço que já melhoramos muito, mas também temos muitas falhas, principalmente quanto à arquitetura dos prédios antigos", disse. Orlando Amaral explicou que a UFG trabalhará com projetos para conseguir recursos que possibilitarão a adequação das instalações.
O diretor do Núcleo de Acessibilidade da UFG, Régis Henrique dos Reis Silva, destacou que a universidade se propõe a discutir os problemas da acessibilidade com representantes de todos os órgãos da instituição para que eles tenham a percepção de que algumas práticas precisam ser reformuladas.
Membros da comunidade acadêmica compartilham experiências que envolvem a acessibilidade na instituição
Alunos com necessidades especiais apresentaram dificuldades enfrentadas por eles na realização de tarefas diárias na UFG. Falta de rampas internas em prédios como o da Faculdade de Direito (FD) e outras dificuldades para cadeirantes acessarem determinadas áreas, falta de referências e pisos táteis em áreas comuns, falta de auxílio pessoal para deficientes visuais no Restaurante Universitário e ausência de textos científicos em braille ou digitalizados foram algumas das reivindicações dos alunos.
Todas as reclamações e reivindicações foram recebidas e respondidas pelo pró-reitor de Assuntos da Comunidade Universitária, Elson Ferreira de Morais e pelo diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico, Marco Antônio de Oliveira. O pró-reitor de Graduação, Luiz Mello de Almeida Neto também participou da reunião e conversou com os estudantes. A proposta é que algumas ações já comecem a ser realizadas imediatamente e outras sejam programadas, assim que houver possibilidade.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Roda de Conversa Acessibilidade última hora