
Fica abre atividades de sua 16ª edição
Solenidade de abertura teve a presença do reitor e de professores da UFG
Texto: Serena Veloso
Fotos: Flávio Isaac (produção Fica 2014) e Walter Alves (equipe do governador)
O Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás, foi palco da abertura da 16ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Na noite de ontem, 27 de maio, visitantes da antiga capital goiana, autoridades políticas, artistas e imprensa prestigiaram o momento de apresentação do evento, que teve como um dos grandes homenageados o historiador, poeta e contista goiano José Mendonça Teles.
O reitor da UFG, Orlando Amaral, esteve presente na solenidade junto aos professores Lisandro Nogueira, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), diretor da Cinemateca Brasileira e consultor de cinema do festival, e Emiliano Godoy, da Escola de Engenharia Civil (EEC) e consultor ambiental do evento.
Segundo o reitor da UFG, a parceria firmada entre a universidade e o festival tem contribuído ainda mais nas discussões que permeiam as temáticas do cinema e do meio ambiente, com a participação de professores e especialistas na programação. “O mais importante é que fique alguma coisa do festival em relação ao meio ambiente, à formação de profissionais e à produção artística, cultural e cinematográfica. A universidade tem ajudado muito nessas discussões, ela tem uma permanência maior que extrapola os dias do festival”, destacou.
Governador de Goiás e autoridades políticas prestigiaram abertura do Fica 2014
Participaram da ocasião o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo; a prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos; a secretária do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Goiás (Semarh), Jaqueline Vieira Silva; o secretário de Estado da Cultura (Secult), Gilvane Felipe, e o secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, Mário Borgneth. Também acompanharam a abertura a atriz Ingrid Guimarães, o ator Nuno Leal Maia e o diretor Pedro Rovai – os dois últimos do filme Tainá 3, exibido após a cerimônia.
“Mais uma vez no Fica temos o prazer de ver a sétima arte contribuindo na construção da consciência ambiental de nossos cidadãos”, elogiou a secretária da Semarh, Jaqueline Vieira Silva, dando as boas-vindas a todos os presentes. O secretário da Secult Goiás, Gilvane Felipe, apresentou as mudanças ocorridas na edição 2014. Segundo ele, a secretaria trabalhou principalmente na melhoria de questões como a participação dos habitantes da cidade, a transparência na seleção dos filmes da Mostra Competitiva e a renovação da programação musical, com a participação de novos artistas. “Garantimos aos cidadãos vilaboenses atividades que se estendem não só durante o festival e que incentivam a educação e conscientização ambiental. A Cidade de Goiás se apresenta mais madura e preparada para receber a estrutura do Fica”, avaliou.
Reitor e professores da UFG, ao lado dos representantes do governo estadual, acompanham homenagens da edição do festival
Satisfeito com o resultado da realização de mais uma edição do Fica, o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, se pronunciou sobre as conquistas do evento ao longo dos anos, criado durante sua primeira gestão no governo estadual, e agradeceu a parceria com a UFG. “Encaramos o Fica como algo muito sério, fato que ano após ano ele foi se consolidando. É um festival multi que contempla todas as formas de manifestações culturais, focado na temática ambiental e também na promoção da arte audiovisual local, nacional e estrangeira”, destacou.
Prefeita da Cidade de Goiás, Selma de Oliveira Bastos Pires e o reitor Orlando Amaral entregando o livro Gestão 2006-2013 da UFG ao governador Marconi Perillo
A cerimônia também homenageou o ator, diretor e crítico de cinema, José Wilker, falecido em março deste ano, e a atriz goiana, Ingrid Guimarães. A noite se encerrou com a apresentação da Orquestra Jovem de Goiás, que tocou trilhas sonoras de clássicos do cinema.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: UFG FICA 2014 última hora