Exposição Sintomas Estéticos do Plural

Galeria da FAV lança exposição Sintomas Estéticos do Plural

Sur 26/05/14 10:03.

Iniciativa reúne diferentes abordagens artísticas dos professores da FAV

A Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG abre nesta quarta-feira, 28 de maio, às 10h, a exposição Sintomas Estéticos do Plural.

A exposição visa oportunizar aos professores de poéticas da FAV/UFG a apresentação de seus trabalhos e pesquisas em andamento, trazendo a público as diferenças e/ou proximidades entre os discursos plásticos articulados por cada um de seus membros. Neste sentido, funcionará como um balão de ensaios, servindo tanto para um olhar exterior à FAV, quanto para um olhar sobre nós mesmos enquanto corpo docente.

Sabemos que tal iniciativa não é uma prática corrente nos cursos de Arte no País, uma vez que a sistematização de pensamentos dentro dos departamentos nem sempre se dá de forma a viabilizar projetos comuns, cujo interesse seja o de medir os “sintomas estéticos do corpo comum” de seus membros. No entanto, recolher e apresentar tal tipo de amostragem pode, justamente, evidenciar que práticas heterogêneas não precisam ser opostas e excludentes, podendo convergir em suas múltiplas partes, entre elas as práticas educacionais, além das artísticas. Portanto, menos do que uma curadoria de obras, o que nos propomos, ao enfrentar o desafio de realizar uma exposição com as características de “clínica do real”, é dar um primeiro passo para se organizar um conjunto cujos desdobramentos vão além da visualidade exibida na exposição desses artistas/professores. Operamos, então, desde já, em uma área de conflitos – onde há conflito, há produção – a qual é preciso coragem para enfrentá-los, já que penetrar no tecido sensível de tal corpo exige, no mínimo, um grau extra de sensibilidade e cuidado.

Tal reunião de propostas heterogêneas – tomadas aqui como sintomas – não impedem, no entanto, ver aproximações entre as obras a serem apresentadas, como prova o desafio imposto à montagem expográfica. São trabalhos que vão da evidência do conceito a outras, claramente mais artesanais. Ou aquelas, ainda, que privilegiam mais a composição formal em relação a outras, cujo discurso tende mais ao sociológico e antropológico. Aqui, não lidamos apenas com as questões do contemporâneo, na arte, mas com a própria ideia de que os tempos e os espaços diferenciados se produzem no presente, nem sempre com contornos definidos entre uns e outros. O olhar clínico deve agir com a precisão dos exames e prognósticos. Diferentemente, no entanto, da ciência, em nosso caso, ao contrário da anestesia  negar o sentir  buscamos nas subjetividades e nos desejos as possibilidades de exibir as produções dos nossos artistas, da FAV.

Um começo, no entanto, se define: as propostas dos trabalhos trazem, em sua maioria, a questão das ruínas, dos deslocamentos e da memória pensados dentro de um contexto de urbanidade, criando situações que indicam um formato expositivo em que o diálogo aberto prevalece como forma política no exercício de investigação de linguagem. A terapia expositiva age, então, como uma abertura aos reagrupamentos; como possibilidades de trocas antes impensadas; ao dar a ver o que temos criado em nossos laboratórios, estúdio e ateliês. Nossa curadoria aponta, então, para o diálogo, para o encontro e para mostrar que, na profunda diversidade que esse corpo múltiplo apresenta, seus sintomas irão se evidenciar na prática educativa, por mais que ela possa parecer tão distante da produção artística de cada um de nós.

Textos, curadoria, produção e montagem

Rubens Pileggi e Selma Parreira

 

Serviço

Exposição:

Sintomas Estéticos do Plural – Pesquisas plásticas dos docentes do curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais FAV/UFG

Curadoria: Rubens Pileggi e Selma Parreira

Artistas: Anahy Jorge, Edgar Franco, Elani Paludo, Eliane Chaud, Glayson Arcanjo, Juliano Morais, Manoela Afonso, Odinaldo Costa, Rosa Berardo, Rubens Pileggi, Samuel de Jesus, Selma Parreira, Zé César

Abertura: 28 de Maio de 2014 às 10h

Exposição: 28 de Maio a 9 de Julho de 2014 – de segunda à sexta – 8h às 12h e 13h às 17h

Encontro com os Artistas e Lançamento do Catálogo: 04 de junho às 17:40h

Contatos

Galeria da FAV

(62) 3521 1445

Coordenadora – Ciça Fittipaldi

galeriadafav@gmail.com

(62) 8138 66 76 TIM

Secretária – Joanna Penna

*galeriadafav@gmail.com

Site Galeria

http://www.fav.ufg.br/galeriadafav/

 

Preto velho - obra de Rosa Berardo

"Preto Velho", fotografia da professora Rosa Berardo que será apresentada durante a exposição

Catégories: exposição Galeria FAV última hora