Encontro com comunidades dos Kalungas

Professores da UFG promovem encontro com comunidade dos Kalungas

En 14/05/14 11:25 .

Atividade discutiu as ações do Programa Kalunga Cidadão e deu início à divulgação do Programa UFGIncluiu entre grupos indígenas e quilombolas próximos à cidade de Cavalcante

Entre os dias 9 e 11 de maio, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Maria Clorinda Soares Fioravanti, esteve na cidade de Cavalcante/GO e na comunidade do Engenho II, pertencente ao Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, em encontro com lideranças locais e jovens quilombolas. Na ocasião, vários assuntos foram tratados, entre eles, as atividades relativas ao Programa Kalunga Cidadão: promoção da igualdade racial na comunidade rural quilombola Kalunga de Cavalcante-Goiás, aprovado no Edital Proext/MEC de 2013 e coordenado pela pró-reitora.

O programa contempla atividades desenvolvidas por diversas unidades da UFG: Escola de Veterinária e Zootecnia, Faculdade de Odontologia, Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Faculdade de Direito, Instituto Socioambiental, Faculdade de História, além de alunos vinculados às Empresas Juniores das Engenharias.

Encontro com comunidades Kalunga

Pró-reitora da PRPI, Maria Clorinda Soares, e coordenador de Inclusão e Permanência da Prograd, Jean Baptista, discutem políticas de inclusão com jovens Kalungas

Acompanhando as atividades, o coordenador de Inclusão e Permanência da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e professor da UFG, Jean Baptista, iniciou a primeira etapa do projeto UFG + Comunidades Tradicionais, que consiste na divulgação do Programa UFGInclui entre comunidades indígenas e quilombolas, com a apresentação e discussão das políticas de inclusão e permanência entre integrantes da universidade, lideranças e jovens Kalungas.

A principal atividade do programa está prevista para o dia 27 de setembro, quando ocorrerá o III Kalunga Cidadão no Engenho II, que voltará a reunir a juventude, as lideranças quilombolas e demais membros da comunidade, tratando de temas como o acesso quilombola ao ensino superior e ações na área da Saúde voltadas para a população e aos animais domésticos. Participam do encontro profissionais de cursos de graduação, como Medicina Veterinária, Direito, Agronomia, Engenharias e Ciências Sociais. As atividades buscam, além do aspecto educacional e cultural, a transferência de tecnologia e popularização da ciência. Como tema transversal, o debate étnico-racial, com vistas à equidade e ao combate às discriminações, perpassa as distintas ações.

Em conjunto, a troca de saberes entre UFG e Kalungas aponta para o desejo comum de dar continuidade à construção de uma pluridiversidade.

 

Categorías: última hora PRPI PROGRAD UFG Inclui