Orlando Amaral e Eriberto Bevilácqua durante Assembleia de criação do Neped

Assembleia aprova criação e Regimento Interno do Neped

Em 30/04/14 18:02.

Participantes de diversas áreas da UFG discutiram e aprovaram o Regimento Interno do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Drogas e Outras Dependências. Demandas e desafios também foram apresentados.

Texto: Camila Godoy

Fotos: Adriana Silva

Técnicos-administrativos, docentes e estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) compareceram na Assembleia de Criação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Drogas e Outras Dependências (Neped). O grupo aprovou o Regimento Interno do núcleo e apresentou propostas e demandas para a execução dos trabalhos. O evento aconteceu na Sala 1 do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, na tarde da quarta-feira, 30/04.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, também prestigiou o evento. Ele destacou a importância de institucionalizar a questão das drogas e outras dependências: “O núcleo é uma resposta da universidade à comunidade, que tanto nos procura sobre esse assunto. É uma resposta formativa, informativa e amigável”, disse.

O professor Eriberto Bevilácqua, coordenador da comissão responsável pela elaboração da Política Institucional sobre drogas da UFG, recebeu os convidados. Ele apresentou o histórico de ações que culminaram na proposta de criação do núcleo e salientou o objetivo dessa iniciativa: “Drogas e outras dependências é um assunto muito complexo, de muitas percepções, por isso não pode ser focado por uma única unidade. A ideia do Neped é justamente congregar diversos profissionais de áreas distintas, para dialogarem e solucionarem demandas sobre o assunto”, completou.

 Reitor Orlando Amaral e professor Eriberto Bevilácqua durante criação do Neped

O reitor Orlando Amaral e o professor Eriberto Bevilácqua apresentam o Neped

Os participantes da assembleia relataram pesquisas realizadas sobre o assunto e realidades vivenciadas por eles. Logo após, Eriberto Bevilácqua apresentou a proposta de regimento interno para o núcleo. Os participantes da assembleia opinaram sobre o texto e a única mudança efetivada pelo grupo foi algo conceitual, no Parágrafo único, inciso VII do art. 2º, que trata dos objetivos específicos do Neped. Na alteração, os termos “apoiar educação e capacitação continuada” foram reformulados para “apoiar processos de educação continuada e permanente”.

Em seguida, todos votaram e aprovaram a proposta do Regimento Interno do Neped. Agora, a ata da assembleia será encaminhada para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), que encaminhará o processo à Câmara de Pesquisa e Pós-graduação da universidade. Após aprovação, será convocada nova reunião para definição dos coordenadores (Diretoria Colegiada) e elaboração do plano anual de atividades do Núcleo.

Assembleia de criação do Neped

Profissionais e estudantes durante apresentação do Regimento Interno do núcleo 

 

 Confira aqui a proposta de criação e o regimento interno (minuta) do Neped/UFG

Categorias: última hora Assembleia Neped