Agro Centro-Oeste 2014 recebe aproximadamente três mil pessoas
Evento reuniu agricultores familiares, estudantes, produtores rurais, moradores do sul de Goiás e diversas autoridades
Após três dias de movimento no Instituto Federal Goiano – Câmpus Morrinhos, as atividades da Agro Centro-Oeste Familiar 2014 foram encerradas na sexta-feira, 25/04. A feira reuniu mais de 30 expositores, entre agricultores familiares e instituições com ações voltadas para esse público, conseguindo atrair aproximadamente três mil pessoas, entre autoridades locais e de representação estadual, estudantes, produtores rurais e moradores do sul de Goiás.
Segundo os organizadores do evento, o foco da Agro Centro-Oeste, desde que foi idealizada, é o pequeno produtor familiar rural. “Organizamos a programação e estruturamos o evento para atender a parte de exposição de produtos e serviços, palestras e oficinas, reuniões ligadas à classe e também à oportunidade de comercialização”, explica o coordenador-geral da feira, Renato Mota.
A Agro-Centro Oeste Familiar esteve em sua 12ª edição. Nos anos anteriores, o evento foi realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Este ano, ficou sob a responsabilidade do IF Goiano, que já participava da feira há três anos e, pela primeira vez, fez com que ela chegasse ao interior do Estado. Para a realização da Agro Centro-Oeste 2014, o instituto teve como principais parceiros o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Por ser a primeira vez que a feira saiu da capital, para nós do Câmpus Morrinhos, foi um grande desafio organizar o evento para garantir que ele fosse realizado com o mesmo sucesso dos anos anteriores”, destacou a diretora de Extensão da unidade, Márcia Franchini Guimarães, que assumiu a coordenação local da Agro Centro-Oeste Familiar 2014.
Seminário Científico
Nos dois primeiros dias da feira, um dos destaques foi o III Seminário Científico de Agricultura Familiar. Por meio da apresentação de trabalhos, o evento buscou aproximar do cotidiano dos agricultores familiares o que se produz cientificamente nas instituições de ensino e pesquisa. Dos 130 trabalhos selecionados para exposição em banners, 12 foram apresentados oralmente.
Além de envolver os agricultores familiares, a programação incluiu o tradicional Dia de Campo do IF Goiano – Câmpus Morrinhos, que é dedicado à exposição de produtos agrícolas cultivados por alunos dos cursos de Agronomia e Agropecuária, em parceria com empresas. Ações com alunas do Programa Mulheres Mil, executado pela Instituição em todos os câmpus, também se destacaram. Na ocasião, houve o lançamento do 1º Livro de Receitas da turma de 2012 do Câmpus Morrinhos.
Mais informações: www.ifgoiano.edu.br
Texto: Lidiane Neves
Source: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Goiano
Categories: última hora Agro Centro-Oeste Familiar
